É consenso entre profissionais da saúde: a natação é um esporte que só traz benefícios. Assim como os adultos, as crianças também podem tirar proveito da prática. Aos seis meses já podem ser estimuladas. Para isso, uma boa dica é usar a fralda para piscina.
Pois nadar estimula a coordenação motora, o equilíbrio, otimiza a capacidade cardiorrespiratória, melhora o tônus muscular. Assim, mesmo nesta idade, não há motivos para não cair na água.
Fralda para piscina a partir do sexto mês
A partir do sexto mês de vida a criança já tem seu sistema imunológico mais fortalecido, portanto expô-lo à água tende a ser uma experiência positiva. Seja em uma escolinha de natação, no clube ou na praia, elas devem ser instigadas a brincar na água e, assim, aproveitar também para refrescarem-se nos dias quentes de verão.
Ao preparar a bolsa da piscina, a mamãe não pode esquecer do protetor solar, dos óculos e do chapéu. Nesta lista, a fralda para piscina deve ser item essencial, sobretudo para os pequenos que ainda não vão sozinhos ao banheiro.
Confeccionada especialmente para este tipo de situação, a fralda para piscina é uma garantia de proteção para mãe e para o bebê, já que evita vazamentos acidentais. É sempre bom lembrar que os ambientes com atrações aquáticas são, em geral, compartilhados.
Assim, a fralda para piscina configura-se como um recurso básico, de higiene, que toda mãe deve lançar mão à medida que é o único meio eficiente de impedir que cocô e o xixi se dissipem.
A fralda para piscina é fabricada de forma diferenciada: a camada externa é impermeável e as bordas e cintura elásticas justas evitam a entrada de água de fora para dentro, o que dificulta o encharcamento.
Diferentemente das fraldas normais, a fralda para piscina não fica volumosa e pesada. Seu material externo impenetrável permite que a criança tenha mais liberdade de movimento na água.
Por terem justamente seu ponto forte na camada exterior, as fraldas aquáticas tendem a absorver um pouco menos que as normais.
Não existe idade indicada para o uso destas fraldas especiais. Há, contudo, tamanhos que servem de orientação: P para a molecada de 7 a 12 quilos; M para os que pesam de 11 a 15 quilos; e G para os pequenos acima dos 15 quilos.
Tempo de troca da fralda para piscina
A troca da fralda para piscina varia conforme o tempo que a criança fica na água. Habitualmente, os bebês não despendem mais de 40 minutos de molho – mais do que isso nem é recomendável por conta do desgaste físico que pode ocorrer.
Se o pequeno demonstrar interesse em permanecer um pouquinho mais, realize a mudança da fralda, para não haver assaduras.
Importante mencionar que a fralda para piscina, como as demais, é descartável e não pode ser reutilizada.
Após os momentos no mar ou na piscina, sempre seque o bebê e deixe que sua pele respire por alguns minutos antes de pôr nova fralda. Nos casos em que a criança brinca no mar, a dica é, quando retirar a fralda especial para situações aquáticas, limpar a criança com água apenas, já que os lenços umedecidos podem provocar lesões em decorrência da areia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!