Filhos

Aprenda a preparar massa de modelar em casa para o seu filho

Por Redação Doutíssima 08/11/2015

Crianças pequenas adoram construir, reproduzir e inventar coisas com as mãos. Por isso, a massa de modelar é um brinquedo que eles adoram. Poder gastar a energia e a criatividade com um bolinho de massinha nas mãos é uma atividade que os mantém concentrados por horas.

 

A maleabilidade da massinha de modelar ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora, a criatividade, a liberdade de expressão e ainda trabalha os músculos e tendões das mãos, deixando-os mais fortes e flexíveis.

massa de modelar istock getty images doutíssima

Massa de modelar ajuda as crianças a desenvolver a coordenação motora. Foto: iStock, Getty Images

A coordenação e o trabalho muscular os prepara para ter mais precisão quando usam canetinhas e lápis para desenhar e colorir. Mais tarde essa habilidade se torna importante para o aprendizado da escrita.

Segundo o Ministério da Educação da Nova Zelândia, a massinha de modelar ainda promove mais benefícios para as crianças. Um dos pontos mencionados pelo órgão é que não existem erros na brincadeira com esse produto, não há linhas limitantes ou nenhuma regra específica, deixando todos confortáveis para expressar o que bem entenderem.

Outra questão é que esse brinquedo pode ser usado para ensinar muitas coisas, como números, medidas, texturas, cores, animais e outros. A facilidade de moldar a massa também promove a sensação de segurança, já que é possível desfazer algo que não ficou bom ou ainda amassar tudo e começar a moldar novamente.

Massa de modelar pode ser feita em casa

A versão caseira da massa de modelar tem algumas vantagens grandes em relação a comprada. Primeiro, que ela é feita com as crianças, então a brincadeira tem mais etapas.

Em segundo lugar, todos os ingredientes são encontrados na cozinha, ou seja, se a criança acidentalmente colocar a massinha na boca, você não precisa se preocupar com produtos tóxicos. Usar produtos alimentícios na preparação também deixa o brinquedo barato.

A massa de modelar caseira só perde para a versão industrializada no quesito prazo de validade. A versão feita em casa não dura tanto quanto as outras, mas dada a praticidade fica muito mais fácil ter um montinho novinho do que ficar comprando cada vez que os pequenos misturam todas as cores e o brinquedo vira uma bolinha cinza ou marrom.

Receita da massa de modelar caseira

Misture em um tigela grande quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, uma xícara de sal e uma colher de chá de óleo vegetal. Depois de formar uma bola de massa maleável, você pode dividir em várias partes e colorir com algumas gotas de corante alimentício.

Se não for usar tudo, o restante deve ser guardado em um saco plástico com fechamento hermético ou um pote de vidro bem selado.

 

Envolver os pequenos na parte do preparo da massa de modelar já é uma brincadeira. Eles podem escolher as cores que desejam e contribuir com ideias do que fazer com cada uma delas.

Pais e responsáveis podem criar temas para as modelagens. Alimentos, pessoas, animais, meios de transporte, tudo pode fazer parte dessa diversão. Enquanto os pequenos fazem suas criações, os pais podem criar acessórios para complementar a brincadeira, como caixinhas, bandeirinhas, etiquetas e outros.

Para crianças pequenas, uma atividade legal é colocar texturas e aromas diferentes na massa de modelar. Arroz, macarrão, ervas aromáticas e outros podem ser acrescentados na receita para trabalhar os sentidos de forma integrada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!