Cabelos

Como cuidar dos cabelos ruivos

Por Redação Doutíssima 22/12/2014

Marina Ruy Barbosa, Camila Morgado e as americanas Sophie Turne e Emma Stone. O que estas famosas têm em comum? Os seus lindos cabelos ruivos dignos de capa de revista e inveja das simples mortais. Em alta, os fios avermelhados fizeram a cabeça das brasileiras durante o ano de 2014 e devem seguir por 2015.

 

Tons puxados para os marrons terrosos e vermelhos escuros foram os preferidos. Mas há as que escolheram os tons mais próximos dos alaranjados, propriamente dito. Lindos, mas só quando bem cuidados e hidratados. Quando isso não acontece, o desastre é total. Para ser ruiva tem que dedicar tempo e atenção.

cabelos ruivos

Tons avermelhados são cada vez mais opção entre as mulheres. Foto: iStock, Getty Images

 

Cabelos ruivos são fruto de mutação genética

Hoje em dia é fácil ter cabelos ruivos, basta ir a uma farmácia e comprar uma tintura ou pedir para seu cabeleireiro pintar seus fios de um tom avermelhado. Mas nascer assim, não é para qualquer um. Apenas entre 1% e 2% da população mundial nasce agraciada por essa cor de cabelo que vem conquistando a cabeça da mulherada.

 

Nascer com sardas pelo rosto e corpo, pele clarinha e cabelos ruivos só é possível para aqueles, que ainda na barriga da mãe, passaram por uma mutação genética. E, mais. Para que alguém nasça ruivo, é preciso que dois pares de genes recessivos se combinem. Ou seja, nascer com essas características é quase uma obra divina!

 

Dicas para cuidar dos cabelos ruivos

E se você é uma destas agraciadas, tendo nascido com cabelos avermelhados, veja a seguir, algumas dicas que vão lhe ajudar a manter suas madeixas sempre lindas. Elas valem também para quem colore os fios e busca o ruivo de forma artificial. Não importa, o que vale, é estar linda!

 

1. Produtos específicos

Use produtos específicos para cabelos ruivos, independente de ser tingido ou natural. Produtos direcionados a essa cor têm fórmulas voltadas a proteger a pigmentação avermelhada.

 

2. Hidratação

Hidratação é a palavra, principalmente se você tinge os cabelos. O tom avermelhado agride o fio, que muitas vezes precisou ser descolorido para receber a pigmentação, por isso abuse de cremes para hidratação.

 

3. Rotina

Após a coloração, é sempre bom manter uma rotina de máscara e banho de brilho. Assim você consegue devolver a cor avermelhada, hidratada e mantém o brilho tudo de uma vez só.

 

4. Tonalizantes

Como os cabelos ruivos perdem a pigmentação rapidamente, você pode optar por usar tonalizantes de vez em quando, assim é possível realçar a cor de forma rápida sem agredir os fios.

 

5. Retoque

Para que a cor fique homogênea e sem evidenciar a raiz mais clara ou escura, faça o retoque a cada 20 dias. Você pode fazer em casa mesmo, porém, sempre use a mesma tintura. E, se possível, busque um profissional de tempo em tempo para que ele faça a coloração completa dos fios.

 

6. Lavagem

Cabelos ruivos coloridos artificialmente exigem menos lavagem. O ideal para não estragar a cor e manter o fio saudável é lavar a cabeça no máximo duas vezes por semana.  Evite usar xampus antirresíduos, pois eles também podem levar a cor do seu cabelo pelo ralo.

 

7. Proteção térmica

Chapinha, secador ou babyliss em cabelos ruivos só com o uso de um bom protetor térmico. Não arrisque aquecer os fios sem uma proteção, você pode provocar queda e quebra dos fios antes do tempo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!