Beleza > Cabelos

Cabelos arrepiados? Veja dicas para domar os fios rebeldes

Por Redação Doutíssima 04/10/2015

Domar as madeixas pode ser um grande desafio, especialmente diante de alterações climáticas. Considerando que os fatores externos têm influência sobre a textura e o aspecto dos fios, é importante adotar alguns cuidados para evitar os temidos cabelos arrepiados, que deixam o penteado completamente desalinhado.

De acordo com o hair stylist Gustavo Pozenato, do salão Cubo de Porto Alegre (RS), o efeito do frizz pode ocorrer por, no mínimo, dois motivos. “Primeiro, por uma condição natural dos fios. Segundo, pela interferência externa, ocasionada por procedimentos químicos e mecânicos, como luzes, pinturas inadequadas e chapinha”, avalia.

cabelos arrepiados doutíssima istock getty images

É essencial ter certos cuidados diários para evitar os cabelos arrepiados. Foto: iStock, Getty Images

Cabelos arrepiados: como evitar?

Se você julga impossível controlar o frizz diante de fatores como chuva e calor excessivo, saiba que o truque está em escolher um produto adequado para selar os fios. Mas só isso não basta: as precauções com o cabelo devem ser mantidas sempre, independente das condições climáticas.

“Os cuidados com o cabelo, em si, não mudam de acordo com as intempéries do tempo. É preciso entender que o produto utilizado precisa estar munido de lipídios e outros componentes que vão segurar o look ao longo do dia, faça chuva ou faça sol”, enfatiza Pozenato.

Por isso, uma boa dica é escolher um finalizador, com ativos resistentes à luminosidade e que proporcionam proteção térmica. O mercado já disponibiliza cosméticos com essas funcionalidades e que prometem, ainda, hidratar as madeixas, selar a estrutura do fio e garantir um brilho extra ao visual.

Mas Pozenato alerta que, de todo modo, milagres não existem. “É preciso ter disciplina, investir em um bom corte e nos produtos adequados. Alternativas ditas ‘definitivas’, como alisamentos químicos, estão fora de cogitação para controlar o frizz”, aponta.

Em um bad hair day, apelar para um shampoo seco ou um leave-in, produtos básicos de styling, é alternativa para disfarçar o aspecto esteticamente desfavorável. Se isso não resolver, fazer um penteado prendendo as madeixas é interessante.

Cuidados ajudam a prevenir o frizz

Investir em um bom leave-in, apenas, não representa uma solução duradoura para evitar cabelos arrepiados. A chave para isso, de acordo com Pozenato, é manter os cabelos sempre impecavelmente limpos e produzidos com os cosméticos adequados.

“Os produtos não devem pesar no cabelo, mas precisam, invariavelmente, proporcionar uma textura segura nos fios para encarar os dias mais úmidos”, enfatiza o expert. Ainda segundo ele, a manutenção do corte é fundamental para evitar os cabelos arrepiados.

“Uma manutenção de corte é indispensável a cada 75 ou 90 dias”, pontua. Além disso, Pozenato acredita que é importante ter a consultoria de um especialista em fios para auxiliar no combate ao frizz. É ele quem poderá recomendar e sugerir alternativas sobre como passar a tesoura nas madeixas e quais produtos usar para alcançar melhores resultados.

A recomendação do expert, portanto, é procurar um profissional habilitado para oferecer resultados excelentes. “Invista, também, em uma marca que acompanhe todas as suas expectativas na experiência de controle do frizz”, sugere. Desde o processo de corte e tratamento até o resultado final.

Gostou das dicas? Também sofre para lidar com o frizz? Já descobriu qual é o produto ideal para você? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre cabelos arrepiados? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros