Cabelos

Veja 6 erros que potencializam os cabelos oleosos

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

Vamos combinar que ter cabelos oleosos é algo com que se aprende a lidar ao longo da vida. Mas não há desculpa para sair por aí com os cabelos com aparência oleosa e desagradável, dando a impressão de falta de cuidado.

Vença os cabelos oleosos

Apesar de não existir receita ou produto mágico contra os cabelos oleosos, é possível adotar uma rotina capaz de deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis. Mas antes mesmo de buscar um tratamento específico para lidar com o problema no dia a dia, é preciso evitar alguns hábitos que podem prejudicar ainda mais a aparência dos fios.

Veja quais atitudes estão deixando seus cabelos oleosos ainda mais problemáticos e comece a evitá-las já!

cabelos-oleosos

Medidas simples no dia a dia ajudam a evitar os problemas nos fios. Foto: iStock, Getty Images

Hábitos a mudar para evitar os cabelos oleosos

1. Lavar os cabelos com água muito quente

O calor em excesso retira toda a oleosidade natural dos cabelos de uma forma muito brusca e agressiva, fazendo com que as glândulas produtoras desta oleosidade natural se sobrecarreguem e produzam muito mais sebo do que o necessário para manter os fios saudáveis.

2. Não lavar os cabelos com uma frequência adequada

Não precisa ser todo dia, nem um dia sim e outro não. Mas o ideal é que os cabelos oleosos sejam limpos a cada três dias, conforme a necessidade do seu tipo de cabelo. A sujeira que vai acumulando dos produtos e das partículas de poluição na rua também pode causar a produção excessiva de óleo.

3. Mãos no cabelo? Nem pensar!

O corpo como um todo produz oleosidade, não só no couro cabeludo. Ao passar as mãos nos fios, você está espalhando a oleosidade do próprio cabelo mais a das mão por todos os fios. O ideal é que, depois de arrumados, você se contente com a finalização e não mexa mais nos fios.

4. Cuide do que você coloca no seu prato

O velho ditado “você é o que você come” está corretíssimo. A ingestão excessiva de gorduras, encontradas em frituras, laticínios e produtos industrializados em geral, vai aparecer não só na balança, mas na aparência da pele e dos cabelos.

Beber pouca água também prejudica o corpo todo, que não funciona direito sem a quantidade ideal do líquido. Não ingerir água o suficiente vai comprometer sua beleza de forma geral, inclusive nos cabelos.

5. Dê folga para o secador e a chapinha

Além de danificar os fios, ambos podem causar os mesmos malefícios da água quente. E quando for usar, mesmo que você tenha cabelos oleosos, é ideal usar algum produto específico para proteger os fios dos danos causados pelas altas temperaturas.

6. Não durma nunca de cabelo molhado

Ao ficar muitas horas com a cabeça deitada no travesseiro, os fios úmidos não conseguem se livrar do excesso de água. O que acontece é o mesmo de qualquer espaço mau arejado: pode mofar e criar fungos.

Os fungos podem causar queda temporária e até permanente de cabelos, caspa, seborreia, além de deixar os cabelos mais ralos e sem vida. Evite a todo custo esta prática, não importa o comprimento dos seus fios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!