Remédios Caseiros

Veja os 7 melhores remédios caseiros para acabar com azia

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

Ninguém merece aquela sensação de queimação que vem do esôfago, vai subindo pelo peito e pescoço e acaba na garganta. A azia acontece quando a comida ou bebida que entram no estômago voltam (refluxo) devido à faixa chamada de esfíncter esofágico inferior (EEI), que deveria ter se fechada, mas permaneceu aberta. Para amenizar essa sensação ruim e acabar com azia, aprenda algumas receitas caseiras.

acabar-com-azia

Combata a queimação típica da azia com remédios naturais. Foto: iStock, Getty Images

Veja como acabar com azia com remédios caseiros

 

  1. Bicarbonato de sódio

 

Uma solução simples e rápida para acabar com azia é o bicarbonato de sódio, que atua como um antiácido natural. Basta separar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e 100 ml de água. Misture tudo, acrescentando algumas gotas de limão. Tome sempre que sentir azia, já que essa mistura faz efeito em alguns minutos.

 

  1. Pão

 

Além de absorver o ácido que está causando a azia, o pão age protegendo as paredes do estômago. Coma dois pedaços de pão, uma torrada ou dois biscoitos de água e sal assim que sentir a queimação. Se o desconforto for persistente, coma os alimentos citados acima com um intervalo de três horas. Mastigue com calma e evite comidas de fast food.

 

  1. Hortelã

 

O chá feito dessa planta medicinal atua como calmante e analgésico natural, melhorando a digestão, além de estimular o sistema respiratório. Ferva uma xícara (chá) de água e corte em pequenos pedaços três folhas de hortelã. Depois, leve a uma xícara, cubra com a água fervente e deixe tapado por cinco minutos. Coe e beba morno sempre que achar necessário.

 

  1. Limão

 

Apesar da acidez do limão, ele tem efeito positivo quando se trata de acabar com azia. É justamente seu ácido que, quando em contato com o organismo, se transforma em uma substância alcalina, que inibe a acidez do estômago e reduz a sensação de queimação.

 

É só espremer o suco de um limão, misturar com água fria e tomar. Não adoce, pois o açúcar corta a eficácia da receita. Se sua azia for muito forte, tome de dois a três por dia.

 

  1. Gengibre

 

O gengibre fresco pode ser usado tanto como no tempero da comida quanto como chá para acabar com azia. Ele absorve o ácido do estômago e ainda produz um efeito calmante. Na comida, adicione pequenos pedaços de gengibre cru. No chá, rale uma colher (sopa) de gengibre e prepare uma infusão com água fervente. Tome esse chá todos os dias, para curar e prevenir.

 

  1. Repolho

 

A fibra do repolho faz muito bem para o funcionamento do intestino em geral, ajudando na digestão, na manutenção de níveis de bactérias ruins e promovendo as boas, além possuir propriedades anti-inflamatórias.

 

Separe algumas folhas do vegetal e bata no liquidificador junto com um copo de água e uma pitada de sal e pimenta. Beba pela manhã em jejum.

 

  1. Batata

 

Devido a uma substância chamada solanina, a batata ajuda a acabar com azia, diminuindo a acidez do estômago, além de protegê-lo com seu amido e sais. Descasque o número de batatas que quiser, rale-as e esprema-as com a ajuda de um pano de prato, até extrair todo o seu líquido. Durante uma semana beba um acolher (sopa) desse suco em jejum. Também é indicada contra aftas, gastrites e úlceras.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!