Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para picada de abelha

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

A picada de abelha é apenas uma arma de defesa desse pequeno inseto. Ela dói, causa inchaço e provoca uma coloração avermelhada na pele. Em casos de reação alérgica, as ocorrências podem ser piores, indo de urticárias a choque anafilático.

 

Como tratar uma picada de abelha

 

Antes de tudo, procure evitar que a abelha se irrite e pique você. Não faça movimentos bruscos, que podem ser interpretados como perigosos pelo inseto. Se, mesmo assim, ela acabou de picando, o primeiro passo para tratar o local é tirar o ferrão da pele, delicadamente, para se livrar da glândula de veneno. Depois, escolha um dos remédios caseiros abaixo para aliviar os sintomas.

 

picada-de-abelha

Remédios caseiros aceleram o alívio da inflamação causada pela picada. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para tratar picada de abelha

 

Gelo

Um remédio caseiro muito simples e eficaz para tratar uma picada de abelha é encontrado no seu refrigerador. O gelo contrai os vasos sanguíneos, desacelerando a propagação do sangue envenenado. Em uma toalha coloque alguns cubos de gelo. Aplique essa compressa sobre o local da picada durante 20 minutos. O efeito durará por cinco horas.

Manjericão

 

Além de ser um ótimo tempero na cozinha, o manjericão alivia a alergia gerada pela picada de abelha. Duas substâncias presentes na planta, chamadas cânfora e timol, ainda amenizam a coceira. Separe as folhas de manjericão e amasse-as até extrair todo o líquido de cor escura que elas possuem. Depois aplique esse suco sobre o local da picada e lave depois de alguns minutos.

Aloe vera

 

Também conhecida como babosa, essa planta medicinal possui ação antibacteriana e causa alívio instantâneo na picada de abelha. A coceira e o inchaço também diminuem. Corte uma folha de aloe vera, retire a casca e extraia a polpa com o auxílio de uma colher. Em seguida coloque sobre a pele afetada. Deixe agir durante 10 minutos e lave com água fria. Faça isso até sua ferida melhorar.

Própolis e tanchagem

 

Para diminuir o inchaço, a dor e queimação causados pelo veneno do ferrão na sua pele, você pode preparar uma compressa com tanchagem e própolis. Molhe uma gaze limpa com a própolis. Depois, acrescente algumas folhas da planta medicinal, aplicando sobre a picada de abelha. Passados 20 minutos da aplicação, lave o local com água gelada.

Leite e água

 

Essa mistura reduz a dor e a coceira, além de combater o inchaço e a inflamação. Junte meio copo de água e meio copo de leite. Coloque tudo no mesmo copo e mecha bem. Certifique-se de que os líquidos estão bem gelados. Feito isso, passe na pele com o auxílio de um pedaço de algodão ou pano. Faça esse processo várias vezes ao dia.

Pasta

 

Para preparar essa pasta caseira, você precisará de vinagre, bicarbonato de sódio e amaciador de carne. O vinagre age neutralizando o veneno, o bicarbonato alivia a dor e a inflamação graças a seu composto alcalino e a papaína, enzima presente no amaciante de carne, funciona como um anti-inflamatório natural. Aplique a mistura sobre a picada e deixe agir durante 20 minutos.

Limão e lima

 

Não se engane com a ideia de que a acidez dessas frutas pode piorar sua picada. Ambas combatem as bactérias, funcionando como remédios para a inflamação causada pelo veneno da abelha. Você pode aplicar tanto o suco quanto as cascas da lima e do limão. Apenas tome cuidado para não sair ao sol após a aplicação, ou sua pele poderá sofrer com manchas e queimaduras.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!