Cabelos

Saiba como cuidar de cabelos finos

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Cabelos finos raramente são fotos de revista. Geralmente, são aqueles cabelos volumosos e cheio de ondas que ganham destaque. Quando os fios finos são características de pessoas de pele branca e olhos claros costumam ser claros e resistentes.

 

Mas quando tratados com excesso de química, eles se tornam mais frágeis e suscetíveis à queda e à quebra. Em ambos os casos, eles merecem atenção.

 

cabelos finos

Esse tipo de fio exige atenção redobrada e tratamento com produtos específicos. Foto: iStock, Getty Images

 

Cuidados com cabelos finos começam ao pentear

Cabelos finos tendem a ficar mais embaraçados durante a lavagem ou mesmo durante o sono noturno. Por isso, pentear o cabelo pode ser um verdadeiro martírio para algumas mulheres, ainda mais se os fios forem longos.

 

O recomendado pelos dermatologistas é iniciar o penteado pelas pontas dos fios e ir subindo conforme por desembaraçando. Pessoas com cabelos cacheados devem iniciar usando os dedos depois seguir com a escova ou pente. Quando molhado, pode-se usar cremes para pentear, mas em pouca quantidade.

 

Principais cuidados que os cabelos finos exigem

Você já percebeu que se tem cabelos finos, o jeito é cuidar mesmo, sempre. Aqui, vamos dar algumas dicas que podem facilitar sua vida, e elevar sua autoestima. Afinal de contas, o velho ditado que afirma que os cabelos são a moldura do rosto  é pura verdade. Confira nossas dicas sobre os principais cuidados com seus fios finos e comece uma nova relação com seus cabelos.

 

1. Escolhendo os produtos

A escolha dos produtos adequados é vital para a saúde dos cabelos finos. Se a origem do fio fino for excesso de química procure usar xampus e condicionadores que fortaleçam os fios, geralmente, as embalagens indicam o uso para “cabelos envelhecidos”.

Se o fio é fino em função da genética escolha os produtos de acordo com a oleosidade. O ideal é optar por shampoos à base de lipídios e que tragam óleo naturais, ceramidas ou geleia real.

 

2. Lavando os fios

Pessoas com cabelos finos costumam ter a raiz oleosa, o que favorece a queda. Neste caso, o indicado é que a lavagem dos fios seja feita diariamente. Massagear com cuidado também é importante, pois quanto mais agressivo, mais o cabelo embaraça.

 

3. Usando o secador

O secador é um amigo inseparável das mulheres, por isso deve ser usado com cautela. O ar quente diretamente no cabelo fino provoca a perda de proteína e de gordura dos fios e isso provoca o enfraquecimento.

 

Para aquelas que não abrem mão de sair de casa com cabelos esvoaçantes, o indicado é usar o secador em uma temperatura mais fria e a uma distância de no mínimo 10 centímetros. Também procure usar protetor térmico e reparador de pontas.

 

4. Fazendo química

Escova progressiva, descoloração e tinturas são agressivas em qualquer fio, mas são mais prejudiciais em fios finos. Nunca faça mais do que um procedimento de uma vez, pois a cada um deles os fios vão ficando porosos e mais propensos a queda. Todo e qualquer química deve ser feita sob os cuidados de um profissional. 

 

5. Prendendo os fios

Cabelos finos são mais suscetíveis à queda do que qualquer outro tipo de cabelo. E, prendê-los pode ser um incentivador, pois os elásticos provocam uma tração que favorece a queda. Evite usar elástico ou prender os cabelos molhados. Prefira usar presilhas, grampos ou outro material para deixar os fios soltos.

 

6. Hidratando

A hidratação é uma das aliadas dos cabelos finos por excesso de química. O ideal é fazer uma a cada 15 dias. Procure usar cremes com queratina, ceramidas, manteiga de karité e óleos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!