O almeirão é uma verdura, conhecida também como chicória amarga, usada frequentemente em deliciosas saladas, sobretudo quando combinada com outros alimentos que contrastem com seu peculiar sabor amargo. Além disso, é uma hortaliça bastante nutritiva, que contém diversas propriedades e substâncias benéficas ao nosso organismo, como os minerais fósforo, ferro e cálcio, e as vitaminas A, C e do complexo B.
Saiba mais sobre o almeirão
Não há dúvida, portanto, de que o almeirão é uma verdura que deve estar presente na mesa e nas saladas daquelas pessoas que desejam prevenir diversos tipos de condições e doenças. Quer saber quais são os principais benefícios medicinais desse vegetal? Confira abaixo.
Benefícios do almeirão
Aparelho digestivo
O almeirão possui substâncias que são importantes para o aparelho digestivo, como a inulina, que estimula um melhor funcionamento de quase todos os órgãos desse sistema. Assim, pode-se dizer que a ingestão dessa verdura é benéfica para estômago, fígados, vesícula biliar e intestinos.
Para o estômago, por exemplo, é um excelente estimulante para a produção dos sucos gástricos, fundamentais para a boa digestão e a abertura do apetite, prevenindo condições vinculadas a problemas nessa área, como ocorre com a anorexia, por exemplo.
O alimento tem propriedades ainda mais específicas que protegem o fígado, auxiliando na manutenção de sua boa saúde e diminuindo a incidência de casos de insuficiência hepática nas pessoas que o consomem. Além disso, ele estimula a produção de bile e também na evacuação da vesícula, reduzindo a ocorrência de insuficiência biliar.
Finalmente, é excelente para os intestinos, pois possui propriedades laxantes bastante leves, que favorecem o bom funcionamento desses órgãos.
Sistema circulatório
O consumo de almeirão tem reflexos positivos no sangue, deixando-o mais fluido e favorecendo a boa circulação. Além disso, auxilia na eliminação de um eventual excesso de graxa, que pode atrapalhar a circulação sanguínea e até mesmo resultar em condições graves de saúde. Também ajuda a acabar com as toxinas que causam a angina no peito.
Não bastasse os benefícios acima, consumir esse vegetal é benéfico também pela ação da inulina, que nesse caso atua reduzindo a pressão arterial – ou seja, é bastante indicada para aqueles que sofrem de hipertensão. Por fim, vale dizer que existem estudos, embora ainda incipientes, que indicam que essa planta também pode diminuir o ritmo cardíaco das pessoas.
Metabolismo
O almeirão é ótimo para o metabolismo humano. Em razão do ácido chicórico, que possui um efeito diurético e favorece a eliminação de líquidos corporais através da estimulação da função renal. Esse é um alimento muito indicado para pessoas que tenham problemas de obesidade, diabetes ou condições reumáticas, como a artrite e a gota.
Prevenção do câncer
O almeirão contém betacaroteno, que atua como um antioxidante no organismo humano. O consumo da verdura é, portanto, recomendado para aqueles que pretendem prevenir doenças cardíacas, degenerativas e, principalmente, o câncer.
Além disso, o betacaroteno transforma-se em vitamina A no organismo, e isso mostra-se extremamente benéfico para outras funções corpo, como a visão, assim como para a pele, o cabelo, as mucosas, os ossos e o sistema imunológico.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!