Remédios Caseiros

Aprenda remédios caseiros para reduzir a acidez no estômago

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Pessoas que sofrem com problemas de acidez no estômago sentem uma constante sensação de desconforto. Isso porque ela desencadeia uma irritação no esôfago, que causa aquela horrível “queimação”. Felizmente, há uma série de remédios caseiros que podem ser consumidos para diminuir o refluxo do ácido estomacal.

ACIDEZ-NA-BOCA

O refluxo dos ácidos estomacais causam a desconfortável sensação de queimação. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar a acidez no estômago

Para entender melhor o que acontece, você deve saber que no esôfago temos uma válvula, o esfíncter, que se abre para dar passagem aos alimentos até o estômago. Essa válvula deve permanecer fechada – quando isso não acontece, é possível que a acidez no estômago, condição necessária para a digestão dos alimentos, suba até o esôfago, desencadeando os tão conhecidos sintomas.

Alguns fatores podem contribuir para o refluxo da acidez no estômago. Dentre eles, podemos destacar o uso de analgésicos, como a aspirina, e de ervas digestivas, como a menta. A menta pode até melhorar o processo digestivo, mas, ao mesmo tempo, também pode acabar relaxando o esfíncter, permitindo, assim, que a acidez no estômago chegue até o esôfago. Esse efeito também é verificado com o chocolate e o álcool.

Determinados hábitos podem auxiliar na redução da acidez no estômago. Evitar praticar exercícios ou dormir em até duas horas depois de uma refeição é um exemplo. Também recomenda-se ingerir empre pequenas quantidades de alimentos e não fumar.

Os tratamentos mais utilizados para combater a acidez no estômago incluem o uso de antiácidos, que auxiliam na neutralização do pH do estômago; e de inibidores e antagonistas, que atuam na diminuição da produção de ácido no estômago, evitando a ocorrência do refluxo.

Mas há a opção de apelar para remédios naturais, que podem ter um efeito tão rápido quanto o dos fármacos. Conheça algumas das nossas receitas caseiras:

Remédios caseiros contra a acidez no estômago

Alcaçuz

O alcaçuz possui diversas propriedades benéficas na luta contra os problemas estomacais, já que é notoriamente conhecido por seus efeitos calmantes no estômago. É preciso ter cautela, porém, porque da mesma forma que ele pode ser benéfico também pode ocasionar efeitos colaterais – como o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos.

Aloe vera

Todos sabemos que o aloe vera é largamente utilizado como remédio natural para tratar uma infinidade de problemas. E não é diferente com problemas estomacais relacionados à acidez.

Realmente, o aloe vera pode reduzir a inflamação decorrente da irritação do esôfago, e para que isso aconteça é recomendável tomar um suco da planta, 20 minutos antes de qualquer refeição, na medida de aproximadamente 1/4 de copo. Tenha atenção, porém, porque o aloe vera possui propriedades laxantes.

Bicarbonato de sódio

O uso do bicarbonato de sódio também é extremamente famoso para diversas situações cotidianas que queremos tratar de modo caseiro. E, nesse caso, ele é particularmente eficaz, já que se trata de um dos remédios antiácidos mais efetivos disponíveis.

Para aproveitar todos os benefícios dele, basta misturar uma colher de bicarbonato de sódio em um copo de água e mexer bem. É importante aguardar o término da efervescência e também a eliminação do gás para tomar, do contrário é possível que ocorram efeitos colaterais.

Gengibre

O gengibre é um famoso remédio natural. Ele é muito efetivo no tratamento da acidez no estômago. Você pode consumi-lo de diversas formas, misturando-o com outros alimentos, comendo-o cru ou, então, na forma de infusão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros