Medicina Alternativa

Diverticulite: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

A diverticulite é uma inflamação nos divertículos do intestino. O diagnóstico ocorre geralmente em pessoas com mais de 40 anos de idade e, na maioria dos casos, não há grandes complicações.

Os divertículos são pequenas bolsas que surgem principalmente no intestino grosso. Pequenas quantidades de fezes e colônias de bactérias alojam-se na região, e a infecção ocorre quando o tecido é perfurado.

 

diverticulite

Remédios caseiros podem ajudar no tratamento da diverticulite. Foto: iStock, Getty Images

Entre as principais causas da diverticulite estão os fatores genéticos, o desgaste da elasticidade dos músculos dos intestinos, uma alimentação com pouca quantidade de fibras e a maior pressão do cólon.

Os sintomas mais frequentes da diverticulite são dores e inchaço abdominal, gases, febre e vômito. Para aliviar e até mesmo evitar os sintomas, é fundamental manter hábitos alimentares saudáveis. Paralelamente a isso, alguns remédios caseiros também podem ajudar.

 

Chá de camomila com valeriana

 

Essas duas plantas possuem propriedades antiespasmódicas. A camomila é um poderoso cicatrizante e calmante, além de ser tônica, o que auxilia na diminuição dos gases nos intestinos. Já a valeriana é anticonvulsiva e ajuda a curar irregularidades gastrointestinais.

Ingredientes:

– 20 gramas de folhas secas de camomila

– 20 gramas de valeriana

– meio litro de água

Modo de Preparo:

Ferva todos os ingredientes em uma panela ou bule por cerca de 10 minutos, coe e espere esfriar antes de beber. É importante não acrescentar açúcar a essa receita.

Os efeitos do chá de camomila com valeriana contra a diverticulite são notados em poucos dias de consumo, se acompanhado de uma alimentação apropriada. Tome-o três vezes por dia, no intervalo das refeições.

 

Gérmen de trigo contra a diverticulite

 

Tomar uma colher (de sopa) de gérmen de trigo todos os dias ajuda a diminuir os sintomas da inflamação, mas é importante seguir tomando-o até que todos os sintomas desapareçam por completo. Você não precisa comer o gérmen puro – é possível adicioná-lo como ingrediente em sucos naturais, por exemplo.

O gérmen de trigo deve ser utilizado como um complemento no tratamento médico contra a diverticulite, e não como único remédio. Ele contribui porque é rico em fibras, algo que não pode faltar na alimentação de pacientes com a doença.

 

Como se prevenir contra a diverticulite

 

Caso você nunca tenha sofrido com a diverticulite, mas em sua família já tenha havido casos da doença e você quer se prevenir, confira alguns cuidados podem ser tomados para evitar que você desenvolva a inflamação.

– Beba bastante água todos os dias

– Faça atividades físicas regulares

– Não consuma laxantes em excesso

– Procure manter uma alimentação equilibrada com a ingestão diária de fibras. Estes nutrientes estão presentes em cereais integrais, legumes, arroz integral, frutas e pães integrais

Mastigue bem os alimentos

– Não segure a vontade de ir ao banheiro

– Vá ao médico com regularidade e siga as instruções dele para aumentar as defesas de seu organismo

Se você já está com os sintomas dessa inflamação nos intestinos, siga as seguintes dicas:

– Evite comer pipoca, milho, nozes e outras sementes

– Não coma frutas com sementes

– Se estiver com constipação, procure seu médico