Todo mundo tem alguma opinião sobre quantas vezes lavar o cabelo, o que é saudável, o que não é, se mofa o cabelo, apodrece, causa queda, entre outras coisas. Na verdade isso vem do costume de cada família ou grupo, criando seus próprios hábitos culturais e mitos sobre determinados assuntos.
Mas, tirando as crenças e costumes sobre quantas vezes lavar o cabelo por semana, qual a verdade nisto?
A verdade é que não existe um número ideal e padrão para todas as pessoas. Quantas vezes lavar o cabelo depende dos hábitos, tipos de poluição e fatores externos a que somos expostos, visual que desejamos ter e o mais importante, do nosso tipo de cabelo. O tipo de couro cabeludo é o que vai determinar a quantidade de lavagens.
Tipo determina quantas vezes lavar o cabelo
É importante conhecer o tipo dos fios e as características do couro cabeludo. Somente assim, podemos saber exatamente quantas vezes lavar o cabelo. Abaixo, confira algumas orientações de acordo com os tipos de cabelos.
1. Cabelos oleosos
Cabelos oleosos exigem lavagem frequente com produtos específicos para a limpeza dos fios e remoção da oleosidade. O excesso de oleosidade no couro cabeludo deixa os fios pesados, gordurosos e com aparência de sujos.
Nestes casos, é sim importante lavar os cabelos diariamente para manter a saúde dos fios e melhorar a aparência. Ao contrário do que muitas pessoas falam quando o assunto é quantas vezes lavar o cabelo, a lavagem diária não faz o cabelo apodrecer.
Porém, lavar os cabelos todos os dias exige alguns cuidados. O produto deve ser específico para lavagem frequente e para o tipo de couro cabeludo. E é preciso secar bem os fios. Pessoas que têm muito cabelo que leva muitas horas para secar ao natural, devem fazer uso do secador, pelo menos para acelerar o processo, especialmente no inverno.
Lembre-se de usar o secador longe dos fios para que não fiquem danificados. Pessoas que moram no litoral e em locais de clima muito quente, também precisam lavar o cabelo com frequência para remover acúmulo de areia, sal e outros agentes externos.
2. Cabelos normais
Não há muito segredo. Em geral, cabelos normais são macios, fáceis de pentear e menos sujeitos a ressecamento. Isso se deve ao equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo. Para fios normais, não é necessário lavar os cabelos diariamente.
Lavar os fios em dias alternados já é mais que suficiente. O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento, evitando a raiz para que não fique oleosa.
Eventualmente, uma vez por semana ou no período de praia e piscina, vale investir na aplicação de uma máscara hidratante. O uso pode ser feito uma vez na semana ou sempre que sentir necessidade de hidratação extra nos fios. Para proteger os fios do secador e prancha, use protetores térmicos, gotinhas de óleo de argan ou reparador de pontas.
3. Cabelos secos
Em relação aos fios secos, quantas vezes lavar o cabelo? Os fios secos, ressecados e danificados, precisam de menos lavagens e uso de produtos hidratantes, máscaras, ampolas e condicionadores potentes.
Este tipo de cabelo é caracterizado por pouca oleosidade no couro cabeludo, o que favorece fios quebradiços, frágeis e difíceis de pentear. Para este tipo de cabelo, lave sempre que sentir necessidade, ou quando os fios não estiverem tão soltos e brilhantes. Use produtos com óleos na fórmula e ao invés de condicionador, utilize máscaras e cremes concentrados.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!