Clínica Geral

Perdendo a sensibilidade ao gosto e aroma? Você pode estar sofrendo da síndrome de Sjögren

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

Caso você esteja perdendo a sensibilidade ao gosto e ao aroma dos alimentos, está com a boca e os olhos constantemente secos, estes podem ser indícios de que você tenha a síndrome de Sjögren. A doença causa a destruição das glândulas que produzem lágrimas e saliva, provocando boca e olhos secos. No entanto, ela não se restringe apenas a estes sinais e afeta também várias partes do corpo, como rins, articulações, nervos, fígado, pâncreas e os pulmões.

síndrome de sjögren

Mulheres entre 50 e 60 anos são as vítimas mais comuns. Foto: Shutterstock

A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune. Ou seja, ela faz com que o sistema imunológico ataque equivocadamente as células e os tecidos do próprio organismo, como se estes fossem agentes nocivos para a saúde. Como consequência, o sistema imune produz anticorpos, estimulando as células de defesa, como os linfócitos, a agredirem e destruírem parte do próprio organismo.

No caso específico da Síndrome de Sjögren, os principais alvos são as glândulas lacrimais e salivares, e as mulheres entre 40 e 50 anos são as vítimas mais comuns da patologia.

Apesar de as razões que levam o sistema imunológico a subitamente agir de forma equivocada não serem totalmente conhecidas, há um forte componente genético na sua gênese. Esta constatação deve-se ao fato de que pessoas com a doença apresentam genes em comum. No entanto, para que ela surja, não basta apenas a herança genética.

Alguns outros fatores ambientais ainda não esclarecidos, como infecções por certos vírus ou bactérias, parecem ser necessários para que o sistema imunológico passe a agir de forma perigosa.

Metade dos indivíduos que possuem a Síndrome de Sjögren também apresenta outra doença autoimune associada, como lúpus, artrite reumatoide, esclerodermia ou Tireoidite de Hashimoto. Com base nisto, observa-se que uma doença autoimune é fator de risco para o desenvolvimento de outras.

Sintomas da Síndrome de Sjögren

A inflamação das glândulas lacrimais reduz a produção de lágrimas e interfere na lubrificação dos olhos, o que leva a sintomas como: olhos vermelhos, ressecados, ardência ou sensação de corpo estranho, coceira ou visão borrada.

Já a inflamação das glândulas salivares provoca redução da produção de saliva, causando boca e garganta secas, dificuldades para engolir, alterações no paladar, rouquidão, aumento da incidência de cáries e, ainda, lesões nos dentes, gengivas, língua e lábios.

Além das glândulas lacrimais e salivares, outras áreas do corpo podem também ser atacadas pela Síndrome de Sjögren. Exemplos são as vias áreas que, quando acometidas pela doença, apresentam sintomas como tosse seca, sinusite e rinite. Cansaço e alterações menstruais na mulher também são relativamente comuns.

Tratamento

A Síndrome de Sjögren é, muitas vezes, uma doença difícil de diagnosticar, pois os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa e podem, inicialmente, ser semelhantes aos causados ​​por outras doenças. Além disto, não há cura conhecida para ela.

No entanto, nem todas as notícias sobre a síndrome são ruins: os tratamentos podem reduzir os sintomas e prevenir as várias complicações provocadas pela patologia, como, por exemplo, o uso de lágrimas artificiais, colírios, ingestão de balas e de goma de mascar, além do consumo frequente de água.

 

https://www.youtube.com/watch?v=eAATo65T1_I

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Boca seca, um problema mundial que precisa ser conhecido

Entenda melhor o câncer de glândulas salivares

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

5 Dicas para cuidar do fígado sem abrir mão da cerveja

Pesquisadores desenvolvem novo método para detectar câncer de pâncreas

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Todo cuidado é pouco! Saiba como cuidar do nervo ciático e evitar sérios problema