Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar picadas de mosquito

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Ficar em contato com a natureza é muito bom – alivia o estresse e nos deixa com uma ótima sensação de paz. O lado ruim é que, dependendo do lugar, você pode sofrer com picadas de mosquito e outros insetos, o que é desagradável e perigoso. Felizmente, você pode aliviar a dor, coceira e inflamação com remédios caseiros e naturais.

picadas-de-mosquito

Coceira e inchaço de uma picada podem ser aliviados com remédios naturais. Foto: Shuterstock

Consequências das picadas de mosquito

A picada de um mosquito pode parecer inofensiva, mas é possível que ela provoque uma inflamação ou reação alérgica, ocasionando um problema maior. Além disso, ela costuma ocasionar coceira, inchaço, erupções na pele, hematomas e, ocasionalmente, infecção da pele.

Em alguns casos, as picadas de mosquito levam a doenças fatais, como a malária e a dengue. Por isso, você pode evitar essas picadas usando roupas com mangas compridas e calças, ou repelentes. Mas se você não conseguiu evitar a picada, existem muitos remédios naturais que podem proporcionar alívio dos sintomas e ajudar a tratar a área afetada. Veja alguns deles.

Remédios naturais para tratar picadas de mosquito

Gelo

Aplicar um cubo de gelo na região afetada evita que as substâncias inflamatórias se espalhem e também proporciona um efeito anestésico na área, o que dá alívio imediato a sintomas diversos. Mantenha um cubo de gelo envolto em um pano sobre a área afetada por cerca de 10 a 15 minutos.

Se você não tiver gelo na hora, pode manter a área afetada em água corrente fria por alguns minutos ou segurar uma garrafa de água – ou qualquer outra coisa gelada – no local da picada.

Sal

O sal é um outro remédio caseiro muito fácil de usar para picadas de mosquito. Ele funciona devido às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Crie uma pasta usando algumas gotas de água e uma pequena quantidade de sal.

Aplique esta pasta sobre a área afetada. Outra opção é fazer uma pasta usando sal, alho amassado e água em quantidades iguais e aplicar sobre as picadas de mosquito. Isso pode causar uma sensação de queimação durante alguns segundos, mas vai proporcionar um grande alívio depois.

Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, é um agente antisséptico natural. Por isso, é um ótimo remédio para picadas de mosquito. A planta vai reduzir a dor, o inchaço e a coceira, bem como ajudar na cicatrização mais rápida. Corte a folha de babosa para extrair o gel e coloque na geladeira por 15 minutos. Depois, é só aplicar regularmente no local das picadas.

Aspirina

A aspirina é um anti-inflamatório, e funciona mesmo quando usada topicamente. Você deve esmagar alguns comprimidos até que virem pó. Depois, adicione algumas gotas de água para fazer uma pasta e aplique-a em suas picadas de insetos. Faça isso sempre à noite, antes de dormir, e lave pela manhã.

Mel

Você também pode simplesmente aplicar uma pequena quantidade de mel nas feridas. O mel tem propriedades antimicrobianas poderosas, que ajudam a aliviar a sensação de coceira e previnem a infecção.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!