Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para eliminar a coriza

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

As gripes e resfriados são as enfermidades mais comuns que costumam nos acometer. Com elas, surgem uma série de sintomas que já conhecemos de cor: tosse, dor de garganta, fraqueza e coriza. Esse último, que também pode ser ocasionado por uma alergia respiratória, pode ser amenizado com uma série de remédios caseiros e naturais.

coriza

A coriza aparece, geralmente, quando há uma inflamação na mucosa nasal. Foto: iStock, Getty Images

O que é a coriza

A coriza nada mais é do que uma pequena inflamação no trato respiratório. Com isso, há um excesso de muco liberado pelas narinas. Esta é normalmente uma condição temporária e não é grave, mas pode ser muito irritante, especialmente para as crianças. Outros possíveis sintomas relacionados ao excesso de muco podem ser a irritação, coceira, inchaço e obstrução nasal.

O muco nasal é um componente normal de um sistema respiratório saudável. Produzido pelos tecidos que revestem as mucosas (passagens nasais), o muco é uma armadilha para as partículas que, ao serem inaladas pelo nariz, prendem-se nele. Mas há uma inflamação no revestimento do nariz, esse componente passa a ser produzido em quantidades excessivas, ocasionando a coriza, que também é conhecida como congestão nasal.

Remédios naturais para eliminar a coriza

Existem muitos remédios caseiros que podem ser usados no alívio da coriza. Para a sua cura, é necessário combater a causa. Desse modo, os remédios se propõem a limpar as vias respiratórias ou agir como um expectorante natural. Confira um pouco mais sobre eles abaixo:

Óleos essenciais

Existem vários óleos essenciais que ajudam a acalmar as vias respiratórias. O óleo de tomilho, por exemplo, é um dos mais utilizados. Ele possui uma fragrância picante e trabalha para aliviar inflamação das membranas.

Cebola

A ingestão é um alimento benéfico para a saúde não apenas quando é consumido via oral. Se você está resfriado, corte duas cebolas em rodelas e coloque-as na mesa de cabeceira, deixando-as ali enquanto dorme. Os vapores liberados pela cebola, quando inalados, aliviam a coriza.

Lavagens nasais

Outro remédio caseiro para acabar com a coriza uma solução nasal com um pouco de limão, um pouco de água, sal e leite fresco. Com esta preparação, você pode limpar as narinas.

Vapor de eucalipto

Esta folha é altamente aromática e, por isso, pode abrir a respiração, tornando fácil expelir o catarro e o muco acumulado. Basta colocar em uma panela um litro de água e algumas folhas da planta. Deixe-os ferver por alguns minutos, cubra a cabeça com uma toalha e inspire os vapores da infusão, dando adeus à coriza. Você pode reservá-lo e repetir este procedimento quantas vezes achar necessário – é só colocar para ferver novamente.

Suco de tomate

Um dos remédios caseiros mais eficazes, para uma série de enfermidades, é o suco de tomate. Sua principal característica é ser rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Basta adicionar uma colher de chá de alho picado, meia colher de chá de molho de pimenta e uma colher de chá de suco de limão a um copo de suco de tomate. Aqueça a mistura e depois beba. O alho ajuda a prevenir a infecção e o molho quente ajuda na drenagem nasal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!