Estética

Conheça os tratamentos para esporão no calcanhar

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

O esporão no calcanhar é uma inflamação que acontece no tecido que cobre os músculos da sola do pé. É também chamado de fascite plantar, e acomete cerca de um milhão de brasileiros por ano. Ele se origina na planta do pé, que é composta por estruturas musculares (mais elásticas) e rígidas (a fáscia).

 

esporão no calcanhar

Inflamação pode se originar a partir da prática de exercícios físicos. Foto: iStock, Getty Images

 

Essas partes do órgão fortalecem os músculos da flexibilidade curta dos dedos, funcionando como uma alavanca, em uma espécie de braço. São essas estruturas que tornam o impulso mais eficiente, sendo acionado quando ocorre o distanciamento entre o calcanhar e o solo.

 

Quem é mais suscetível ao esporão no calcanhar?

Mais comum entre pessoas na faixa etária dos 40 e 50 anos, principalmente mulheres, o esporão no calcanhar pode surgir na prática de exercícios, corridas e caminhadas. Ele se origina após um estresse excessivo no local, que pode esfriar a fáscia.

 

Esse esfriamento causa fissuras e inflama, provocando retração do tendão, e deixando os pés com uma curvatura proeminente, com os dedos duros e pouco flexíveis. Pessoas que trabalham em pé por muito tempo ou que sofram de obesidade ou sobrepeso são as mais prejudicadas pela doença.

 

Para todos que possuem o esporão no calcanhar, existe tratamento. Geralmente, ele é realizado através de exercícios de alongamento do pé e dos tendões. Cerca de 80% de quem apresenta o problema, apresenta melhora depois de seis ou oito semanas.

 

Fisioterapia e medicamentos com o objetivo de reduzir as dores e diminuir a inflamação podem ser recomendados pelo médico.

 

Tratamentos para o esporão no calcanhar

Com alguns cuidados, o problema pode ser atenuado. Basta se dedicar e conhecer ao máximo o problema para poder tratá-lo. Confira abaixo algumas sugestões para tratar a fascite plantar.

 

1. Bolsa de gelo

O tratamento para esporão no calcanhar é feito após a inflamação dos tecidos do pé. Para o controle da inflamação é indicado repouso e gelo no local da lesão. Coloque uma gaze ou pano sobre a região e aplique uma bolsa térmica gelada ou saco de gelo. Evite o contato da superfície gelada direto com a pele.

 

2. Palmilha ideal

Use palmilhas ortopédicas sempre que for caminhar, pois elas auxiliam na correção da calcificação dos ossos e diminuem a dor. Porém, enquanto estiver com o esporão, evite as atividades que requerem muito esforço físico na região dos pés ou pressão no calcanhar.

 

3. Tala noturna

Durante a noite, pode-se usar também uma tala para manter o pé estendido, evitando a mobilização. Esse procedimento facilita a melhora do esporão, já que alonga a fáscia.

 

4. Fisioterapia

Exercícios e alongamentos específicos para pés e panturrilhas, em casos mais graves da doença, podem ajudar a reduzir a pressão no calcanhar. É necessário também cuidar com o excesso de peso, que pode causar prejuízos à região dos pés.

 

5. Anti-inflamatórios

O controle das inflamações causadas pelo esporão no calcanhar pode ser feito através de medicamentos anti-inflamatórios. Eles devem ser receitados pelo médico, que verificará se não existem contra indicações.

 

Quando os resultados não são satisfatórios, após os métodos convencionais, podem ser administradas injeções de corticoides no calcanhar, a fim de conter o processo inflamatório.

 

6. Cirurgia

Os procedimentos cirúrgicos somente são recomendados quando não há uma resposta eficiente no tratamento tradicional (com bolsas de gelo, uso de palmilhas corretas, fisioterapia e medicamentos).

 

As cirurgias servem para remover o esporão, mas raramente são necessárias, porque a dor e a inflamação geralmente melhoram apenas com uso de anti-inflamatórios e cuidados básicos no dia-a-dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!