Clínica Geral

Prótese para incontinência urinária trata os casos mais graves da doença

Por Redação Doutíssima 13/09/2014

A incontinência urinária é uma condição incapacitante para as pessoas que dela sofrem, uma vez que limita sua rotina. Envolve uma série de problemas, como a sensação de estar molhado, o temor aos odores, e isso tudo faz com que muitas pessoas abdiquem até mesmo de sua vida social quando detectam esse problema.

prótese-para-incontinência

Manter rotina de consultas com médico facilita descoberta do momento de colocar prótese. Foto: Shutterstock

O que é a incontinência urinária

Existem quatro tipos de incontinência urinária: incontinência de esforço, que é quando a pessoa não consegue controlar o fluxo de urina ao realizar alguns processos básicos do corpo humano, como rir, espirrar, tossir ou simplesmente praticar exercícios. Incontinência de urgência é quando o problema aparece de forma súbita. A incontinência de sobrefluxo é quando a bexiga não esvazia completamente e há gotejamento. E há também a incontinência mista, quando estão presentes dois dos três primeiros tipos de incontinência urinária citados.

As causas da incontinência urinária são diversas, mas uma de suas manifestações mais graves acontece nos homens que têm câncer de próstata e precisam remover essa glândula.

A incontinência é uma avaria de fácil detecção. Se você tem uma vontade súbita de urinar e não consegue segurar essa vontade até chegar ao banheiro, está apresentando um sintoma clássico e é recomendável que procure um especialista. E, nesses casos mais severos, é possível que dentre as indicações de tratamento recomendados esteja a prótese para incontinência.

Tire suas dúvidas sobre a prótese para incontinência

Para quem é indicada?

Para os homens. Os casos mais graves de incontinência urinária masculina estão relacionados ao câncer de próstata. O tratamento do câncer de próstata passa, em determinadas situações, pela remoção dessa glândula. E o esfíncter, músculo que envolve a uretra e que controla a liberação de urina fica justamente junto à próstata, podendo ser afetado na cirurgia.

De acordo com pesquisas, de 5 a 10% dos homens que retiram a próstata revelam a incontinência urinária em algum grau. Nos casos mais sérios, é possível optar pelo tratamento com prótese para incontinência.

O que é a prótese?

A prótese para incontinência é um esfíncter artificial de silicone que é colocado no aparelho urinário masculino com a função de substituir as atividades daquele que foi afetado pela retirada da próstata.

Como funciona?

O esfíncter artificial é colocado envolvendo a uretra através de uma cirurgia. Quem recebe a prótese para incontinência pode controlá-la através de uma espécie de “bombinha” hidráulica, que fica guardada no saco escrotal. Aí, quando o homem precisa urinar, ele aperta essa “bombinha” e abre a uretra, que depois se fecha automaticamente.

Existem riscos?

A cirurgia para a colocação da prótese para incontinência leva mais ou menos uma hora, sendo que o paciente recebe alta no dia após realizá-la. São baixos os riscos de rejeição ou infecção, e em aproximadamente 15% dos casos é necessária alguma revisão, como a troca do aparelho ou o tratamento de certas alterações que ele pode causar, como a infecção urinária.

Para obter a prótese para incontinência

Os custos da prótese são bastante elevados e por isso ela não é tão popular entre as pessoas. Para os casos em que a incontinência surgiu após a cirurgia para retirada da próstata os planos de saúde cobrem o tratamento. Procure um médico e converse com ele sobre as possibilidades da intervenção.

A incontinência urinária, além dos problemas fisiológicos, causa grave transtornos psicológicos em razão de afetar sensivelmente a vida das pessoas. Portanto, não deixe que ela atinja você e procure o tratamento adequado. Acredite, é possível levar uma vida normal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!