Remédios Caseiros

Trate a febre com um remédio caseiro

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

Quando uma pessoa tem febre, é sinal de que alguma anomalia está afetando seu organismo. Pode ser causada apenas por uma indisposição passageira ou por algo mais grave, mas sempre causa mal-estar e cansaço. Analgésicos são eficientes, mas existem receitas caseiras e simples que também podem expulsar esse desconforto rapidamente.

febre

Ter febre frequentemente é um sinal de que se deve procurar um médico. Foto: iStock, Getty Images

Compressa de água fria diminui a febre

Um dos procedimentos mais indicados para alguém febril é a aplicação de uma toalha, pano ou esponja, ensopado em água fria. Coloque sobre o rosto, testa e pulsos até que a temperatura do corpo volte ao normal. Se preferir, tome um banho de água morna por cerca de 10 minutos. Cuide para que a água não seja muito quente nesse caso, pois o choque de temperaturas poderia piorar o estado do doente.

Quando o indivíduo está com febre, o organismo esquenta muito, causando muito suor. Devido essa grande perda de líquidos, é importante manter manter o organismo hidratado, pois caso contrário os poros se fecham automaticamente, para que não se perca tanta água, dificultando a diminuição da temperatura.

Chás contra a febre

Além de muita água, é recomendável consumir algumas receitas que podem aliviar a sua febre. Umas das opções é um chá de manjericão, que induz a transpiração, ajudando a temperatura do corpo normalizar.

Basta separar 20 folhas de manjericão e uma xícara de água. Selecione uma panela pequena, ligada em fogo baixo, e acrescente a água e o manjericão. Tampe e deixe ferver por cinco minutos.

Antes de beber, passe a mistura no coador e deixe amornar. Tome o chá de manjericão de quatro a cinco vezes por dia, até que a febre desapareça. Se você não é muito fã de manjericão, o açafrão é uma alternativa. Coloque na água meia colher (chá) de açafrão e deixe ferver por três minutos, bebendo uma olher da receita a cada hora.

Outras plantas medicinais que podem ajudar são as combinações alecrim e eucalipto e alfavaca e camomila. Use três colheres (sopa) de cada para um litro de água. Ferva e beba de duas a três vezes ao dia, adicionando 15 gotas de própolis. Se o chá for para uma criança, o recomendado é que as dosagens sejam reduzidas pela metade.

Alho, gengibre, mel e limão

O desconforto da febre pode, muitas vezes, diminuir o apetite da pessoa. A solução e ingerir alimentos transformados em líquidos, de preferência aqueles que ajudam o organismo a eliminar toxinas.

A receita com alho, gengibre, mel e limão é uma das mais tradicionais para quem começa a sentir os sintomas. Em um liquidificador, coloque o alho, 50g de gengibre, meia colher (sopa) de mel e o líquido extraído do limão. Bata tudo, coe e acrescente 40 gotas de própolis e o suco de uma laranja. Esquente e beba, de preferência à noite.

Repita essa receita de três a quatro dias. Se preferir retire o alho e o gengibre e acrescente duas colheres do suco de uma cebola. Tome três vezes ao dia.

Muitas vezes a febre não aparece sozinha e pode se associar a irritabilidade, dor muscular, entre outros. Se junto com alta temperatura, você apresentar um caso de vômito persistente, muita dor de cabeça, dificuldade de respirar, rigidez no pescoço, dor no peito, tremores ou calafrios severos, procure um médico. No caso de bebês recém nascidos, o caso pode ser bem mais grave, então, não perca tempo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!