Gestante

Saiba o que significa dor abdominal na gravidez

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

A ocorrência de dores abdominais durante os noves meses de gestação são praticamente inevitáveis. No entanto, o importante é saber se estas dores na gravidez são normais. A dor abdominal na gravidez pode ser causada pelo crescimento do útero, prisão de ventre ou gases.

Essa dor pode ser aliviada por meio de uma alimentação equilibrada, exercício físico ou remédios caseiros como chás, por exemplo. No entanto, quando ela surge, é preciso avaliar, pois esses desconfortos podem levar a problemas mais sérios.

dor abdominal na gravidez

Dores neste período podem ser normais, mas requerem atenção. Foto: iStock, Getty Images

Dor abdominal na gravidez pode ter 3 etapas

Estas dores abdominais podem ocorrer em três etapas da gestação. No começo da gestação, é comum as mulheres sentirem cãimbras uterinas, pressão na pélvis e desconforto abdominal leve.

Isto ocorre por conta do crescimento do útero. A segunda etapa que pode apresentar dor abdominal na gravidez é no desenvolvimento da gestação. As dores originárias do útero podem ser devido a contrações uterinas precoces que devem ser esclarecidas, pois correm o risco de evoluir para um trabalho de parto prematuro.

E a última se dá no final da gestação, quando a distensão da parede abdominal e o peso acumulado durante a gravidez vão sobrecarregar o esforço sobre as estruturas de sustentação da pelve, o que comumente pode originar dores no baixo ventre e na região lombar.

Porém, a dor abdominal na gravidez também pode ser um sintoma de complicações mais graves, como gravidez ectópica, descolamento da placenta, pré-eclâmpsia ou até mesmo aborto, sendo que nestes casos, a dor geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como sangramento vaginal, distúrbios visuais, inchaço ou corrimento vaginal.

Caso isto ocorra, a gestante deve ir imediatamente ao hospital para ser avaliada e receber o tratamento adequado.

Sinais de dor abdominal na gravidez

Algumas dores abdominais e pélvicas podem se originar no aparelho digestivo, decorrentes de quadros de constipação intestinal, diarreia ou acúmulo de gases. Uma destas causas é a apendicite, que pode ocorrer no período da gravidez.

Se não diagnosticada a tempo evolui para um quadro grave de peritonite. Outras dores podem ser provocadas por infecções do trato urinário ou da presença de cálculos nas vias urinárias.

Quando a barriga começa a crescer, uma ação que é muito comum entre as gestantes e que pode ser a causa da dor abdominal na gravidez é a postura incorreta. Ela pode ser um agravante da dor abdominal e da lombar, podendo aumentar principalmente no fim da gravidez.

A grávida deve se dirigir a um hospital ou consultar o obstetra que acompanha a gestação quando apresenta dor abdominal antes das 12 semanas de gestação, com ou sem sangramento vaginal, sangramento vaginal e cólicas fortes, dores de cabeça muito fortes, mais de 4 contrações em 1 hora por 2 horas, inchaço acentuado nas mãos, pernas e rosto.

Dor ou dificuldade ao urinar, ou ainda urinar com sangue, febre e calafrios e corrimento vaginal também são sinais de alerta neste período. Geralmente, a presença de alguns destes sintomas indica uma complicação grave, como a pré-eclâmpsia ou gravidez ectópica, ou ainda um aborto.

Por isto, é importante a grávida consultar o obstetra ou ir imediatamente para o hospital para a realização de exames diante de dúvidas quando tiver dor abdominal na gravidez e dar início a um tratamento adequado o mais cedo possível.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!