Filhos

Saiba o que causa e como tratar estrabismo em bebê

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

O estrabismo é um desajuste que afeta o paralelismo dos olhos, e se não tratado nos primeiros anos de vida pode causar sérios, e permanentes, problemas de visão. O distúrbio é classificado em três categorias: convergente, divergente ou vertical. O estrabismo em bebê tem maiores chaces de correção.

 

Por isso, o ideal é que se descubra e trate o problema até os seis anos de idade. Após este período é possível que a visão não seja totalmente recuperada.

estrabismo em bebê

Em crianças pequenas, as chances de correção são bem maiores que na idade adulta. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas e diagnóstico do estrabismo em bebê

 

O estrabismo em bebê é o mais difícil de ser diagnosticado. Isso acontece porque o principal sintoma da alteração, a visão dupla, não é percebida de imediato. Crianças que enxergam normalmente desenvolvem uma visão binocular, enquanto as estrábicas desenvolvem a monocularidade.

 

Este distúrbio faz com que cada olho se direcione para um lado diferente, com isso, a criança desenvolve uma visão duplificada e o cérebro recebe duas mensagens distintas. Como ele não é capaz de unir imagens completamente diferentes, ele irá anular uma delas.

 

Neste caso, o cérebro desliga a função de um dos olhos – o que está com a visão alinhada para fora, para dentro, para cima ou para baixo -, e o recém-nascido enxergará apenas com o olho sadio. Essa síndrome é conhecida como ambliopia, ou “olhinho preguiçoso”.

 

Como tratar o estrabismo em bebê

 

A melhor maneira para corrigir o estrabismo em bebê é forçando o olho portador do desvio. Para que isso ocorra, um tampão é colocado sobre o olho saudável periodicamente, assim o outro reagirá da maneira correta.

 

Este tratamento é eficaz até que a criança complete seis anos, sendo que o mais indicado é iniciar o procedimento aos dois. Caso o problema não seja tratado em tempo, a pessoa poderá ficar estrábica pelo resto de sua vida.

 

Entre as alternativas para reverter o estrabismo após esta faixa etária estão a aplicação de colírios especiais e uso de óculos de grau.  Exercícios ortópticos, que auxiliam no fortalecimento dos músculos oculares, também podem funcionar.

 

O procedimento cirúrgico para o alinhamento do olhar é indicado apenas após a realização dos tratamentos indicados acima, e em situação de prognósticos clínicos favoráveis. Porém, a função da cirurgia é majoritariamente a correção estética, e não tanto o reparo funcional da visão, já que o problema também causa problemas de autoestima nos pacientes.

 

Saiba mais sobre estrabismo em bebês

 

O estrabismo em bebê não desaparece com a idade, ao contrário, ele se agrava, e se não tratado pode acarretar na perda total da visão. Por isso, logo que for percebido algum desvio ocular nas crianças, elas devem ser encaminhadas a um oftalmologista.

 

O primeiro exame de visão deve ser realizado nos bebês aos seis meses de idade. Se não houver anormalidades, uma nova consulta deve ser realizada aos dois, aos quatro e aos seis anos.

 

Na pré-adolescência e na adolescência, as visitas ao médico devem continuar. Leve seu filho ao médico quando ele estiver com idades entre os 10 e 12 anos, e também após os 15. E lembre-se, a precaução é o melhor tratamento para qualquer doença ou distúrbio.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!