As brasileiras são conhecidas internacionalmente por serem adeptas da depilação total da região pubiana. O jeito como nos depilamos por aqui é tão famoso mundo afora que tem até denominação: Brazilian waxing. Porém, mesmo com tanta fama, muitas ainda têm dúvidas sobre como fazer depilação íntima.
Aprenda como fazer depilação íntima
Embora os pelos tenham função de proteger contra a entrada de microrganismos, retirá-los facilita a higienização local, o que pode ajudar na eliminação de odores. Se muitas procuram informações acerca de como fazer depilação íntima é por que querem optar pelo melhor método sem causar danos a esta região tão particular.
Os recursos disponibilizados hoje no mercado para a eliminação dos pelos se resumem a lâminas, ceras e laser, este para situações em que a mulher pretende acabar de vez com o pelo local.
Os cremes depilatórios não costumam ser eficazes para a área e os aparelhos elétricos de depilação não são indicados para esta parte do corpo por provocarem muita dor. Portanto, antes de pensar em como fazer depilação íntima é preciso decidir-se pela técnica que mais convém de acordo com o que se busca.
A lâmina, mais prática e barata, retira os pelos sem causar dor. Contudo, por não arrancar o pelo desde a raiz, tem menor duração e expõe mais a mulher a alergias. De forma geral, também deixa a zona depilada mais exposta a inflamações do folículo capilar (foliculite).
Ademais, por conta do atrito com a pele, pode provocar manchas escurecidas. As ceras, seja quente ou fria, conseguem um resultado mais prolongado por extraírem o pelo na raiz.
Da mesma maneira, são menos prováveis de ocasionar mudanças de coloração na área depilada, embora sejam também possíveis agentes desencadeadores de alergias em algumas mulheres.
O importante, antes e depois de qualquer meio de extração de pelo, é higienizar bem a área a ser depilada e, após a depilação, utilizar cremes calmantes para evitar irritações cutâneas.
Depois de eleger o método, confira algumas dicas de como fazer depilação íntima.
Depilação íntima com cera quente
- Realizar esfoliação três dias antes na região da virilha para evitar possíveis pelos encravados, deixando o local pronto para a depilação
- Redobrar a atenção quanto à temperatura da cera para não queimar a pele
- Começar a depilação da região íntima de fora para dentro e de cima para baixo
- Espalhar a cera no sentido do crescimento do pelo
- Retirar a cera no sentido contrário ao crescimento do pelo
- Descartar a cera, visto que a reutilização propicia infecções
- Aplicar creme calmante pós-depilação no local
- Não se expor ao sol 24 horas após a depilação
- Para homens, recomenda-se que a depilação íntima seja feita por um esteticista.
Como fazer depilação íntima com lâmina
- Tosar os pelos da região íntima com uma tesoura, cuidado para não cortar a pele
- Higienizar a região íntima
- No banho, deixar a água quente escorrer na região por pelo menos dois minutos, assim dilata-se os poros
- Evitar uso de sabonete, loções hidratantes e condicionador, pois podem gerar alergias
- Aplicar creme de barbear ou outro produto próprio no local e aguardar mais dois minutos para ‘amolecer’ os pelos
- Usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos
- Enxaguar a lâmina depois de cada passada na pele
- Na sequência, após secar a zona, aplicar creme hidratante somente na parte externa da genital.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!