Gestante

Saiba quais são as causas da dor na virilha na gravidez

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

Grande parte das gestantes sofre de algum tipo de dor nas costas ou na região pélvica. O que antes era uma simples tarefa, agora se torna uma missão quase impossível graças a dores e desconfortos, como a dor na virilha. Veja por que essas dores insistem em aparecer e como combater esse incômodo.

dor na virilha

Dores acontecem por que o corpo está se preparando para a chegada do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Por que a dor na virilha acontece

O seu corpo está sendo preparado para a passagem do bebê então a estrutura da barriga, cintura e pelve sentem as mudanças. A dor na virilha na gravidez aparece mais para o sexto mês por causa dessas transformações que o corpo está sofrendo.

Um hormônio chamado relaxina é produzido para que os ligamentos da pelve e outras articulações fiquem mais elásticas e seja possível a passagem do bebê.

Além dessas mudanças, sua coluna esta sendo sobrecarregada, tendo um peso extra que altera sua força e postura. Podem aparecer dores nas coxas e nos pés também devido a essas alterações.

Com essas sobrecargas a região pélvica acaba sendo muito pressionada e todas essas dores acabam surgindo.

Como combater a dor na virilha na gravidez

Evite os saltos altos

Nessa fase da gestação em que as dores são constantes, os pés ficam inchados e o desconforto no corpo todo é intenso não é recomendado o uso de saltos altos.

Os sapatos com salto provocam uma sobrecarga na coluna e esse esforço não combina nem um pouco com esse período. Essa é a hora de optar por chinelos e rasteiras, sapatos baixos e confortáveis.

Combate ao sedentarismo

As dores na virilha na gravidez podem ser mais sentidas por mulheres que não possuem uma rotina de exercícios. Caso já sofram com problemas de peso antes da gravidez, isso será agravado durante a gestação.

O mais indicado são comidas leves e saudáveis que irão manter seu peso em dia e evitará o sobrepeso na região pélvica. Além de exercícios que trabalhem os músculos da barriga e do assoalho pélvico. Pilates é uma boa opção.

Evite carregar peso

A indicação é evitar forçar a coluna quando for levantar, procure a ajuda de corrimão de escada, braços de cadeira, alguma superfície que possa ajudar a levantar sem fazer muito esforço.

Cuidado também ao carregar sacolas muito pesadas em super mercados ou até mesmo carrinhos de compras. Todo esforço pode trazer tanto dor na virilha na gravidez como na coluna.

Descanse

Na hora de dormir você pode sentir muito cansaço devido ao esforço durante o dia. Então relaxe nesses momentos. Dormir em cima de superfícies macias, como um edredom bem fofinho em baixo do lençol, colocar bolsas de agua quente sobre a região dolorida.

Evite sempre que possível dormir de barriga para cima, caso precise ficar nessa posição, coloque uma toalha enrolada ou um travesseiro atrás das costas, na altura da cintura e dobre os joelhos. Atenção para massagem, banheira e sofá, procure sempre uma posição mais confortável para não ficar de barriga para cima.

Formas de tratar o problema

Caso a dor na virilha na gravidez continue, mesmo depois de seguir as recomendações e consultar um médico. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos, com prescrição médica, é recomendado. Além de um tipo de lingerie especial que dá mais estabilidade à região pélvica e sessões de fisioterapia também podem ajudar.

Vale lembrar que a dor na virilha pode ter outros motivos como artrose, apendicite, infecção urinária, ínguas, pedra nos rins ou inflamação nos intestinos. Por isso nunca deixe de consultar um especialista para descobrir qual o seu problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!