receitas saudáveis

 

Para conseguir bom humor e energia nos tempos atuais onde todo mundo está cansado e estressado, a primeira coisa é: hidrate-se! Beber 8 copos de água ao dia. Quando se está desidratado você se sente mais exausto e reage mais negativamente ao estresse e não há humor que agüente! Não espere ter sede, pois ela já é um sintoma de um organismo pouco hidratado. Segundo, troque os alimentos refinados por integrais, o carboidrato simples (açúcar) além de não ajudar em nada e engordar, ele ainda retira bastante energia porque facilita que o organismo jogue fora nutrientes importantes como o cromo e o magnésio que ajudam na regulação da glicose e na disposição e humor. Mas muitas pessoas pensam logo num docinho para melhorar o humor e melhoram sim momentaneamente, mas depois de um tempo tem vontade de mais um e esse hábito se torna um ciclo vicioso.

E falando em humor, o intestino tem papel essencial! Por isso, inclua muita fibra na sua alimentação. proveniente da aveia, linhaça, grãos integrais, leguminosas (feijão, soja, lentilha) e alimentos fermentados. O equilíbrio do intestino é essencial para que ocorra a produção de serotonina (esse neurotransmissor também é sintetizado no intestino!!!) tão necessária para melhorar o humor, reduzir o estresse,relaxar, além de melhorar o sono.

Inclua também abacate, banana, feijões em geral, principalmente a lentilha, esses alimentos contém triptofano, uma substância essencial para a formação de serotonina e isso significa bom humor! Mas que a serotonina seja formada necessita ainda de uma quantidade adequada de vitamina B6 e magnésio, que se traduzem basicamente naquele bonito prato de salada verde!
Ah, e não se esqueça de fazer sempre os lanches intermediários da manhã e da tarde, isso mantém a glicose regulada e todo mundo sabe que fome é sinal de mau-humor, por isso policie-se e tente se alimentar de 3 em 3 horas.

MONTANDO O PRATO DO BOM HUMOR COM RECEITAS SAUDÁVEIS:

A primeira grande dica é não torça o nariz para aquele prato de folhas verdes e garanta o consumo de um grande prato de salada. Ele têm praticamente todos os nutrientes que mantém o humor em alta, são eles magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B, com destaque para o ácido fólico. Consuma também leguminosas (feijões em geral) também são ótimas fontes de vitamina do complexo B e triptofano, um aminoácido essencial para a formação de serotonina, substância essencial para o bom-humor. Troque o alimento refinado pelo integral (arroz, pães, aveia, farelos etc…), esses são ricos em complexo B e zinco, um mineral essencial para regular o estado de ânimo. E falando em minerais, não podemos esquecer do selênio, presente em ótima qualidade no castanha do Pará. Ainda não se sabe o real mecanismo entre o selênio e o bom humor, mas suas propriedades antioxidantes são a principal linha de estudo. Para completar o prato, a escolha da proteína de qualidade também é importante, os peixes fonte de ômega 3 como sardinha, atum, cavala, arenque, salmão… são uma ótima pedida, porque essa gordura tem propriedades antiinflamatórias que segundo estudos também está envolvida na melhora mostram melhora de humor e depressão. E para mesclar com o peixe durante a semana, prefira cortes magros de frango ou carne vermelha, eles são ricos em zinco é mais um mineral essencial para regular o estado de ânimo (presente também em cereais integrais e oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes etc…).

Saiba mais:

Alimentação saudável: dicas rápidas

Grávidas: 9 dicas para uma dieta saudável

5 Hábitos para uma vida saudável

Acabe com a obesidade! Dicas para mudar alimentação e rotina

Curcuma: 7 razões para incluir esse poderoso condimento na sua alimentação

Mito ou verdade: alimentação altera as unhas?

Aprenda sobre a importância do ferro na sua alimentação