Receitas

Aprenda receitas práticas do prato francês croque monsieur

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

O croque monsieur é um prato típico dos restaurantes franceses. Ele é muito semelhante ao nosso famoso lanche misto-quente. Confira a receita do prato e delicie-se em sua casa.

croque monsieur

Sanduíche com queijo suíço e molho béchamel é prato típico da culinária francesa. Foto: iStock, Getty Images

Receita de croque monsieur

Aprenda a preparar uma deliciosa receita de croque monsieur.

Ingredientes:

150g de farinha de trigo

½ xícara de leite

½ de cebola

200g de presunto cozido

200g de queijo Emmental

150g de manteiga

8 fatias de pão de forma

Essa quantidade de ingredientes rende quatro sanduíches e a receita leva em média 25 minutos para ficar pronta.

Modo de Preparo:

O primeiro passo para se preparar o croque monsieur é fazer o molho béchamel, nosso tradicional molho branco. Pique a cebola, enquanto a manteiga derrete na panela.

Acrescente a cebola picada e deixe refogar. Depois desse processo, adicione a farinha de trigo. Misture por aproximadamente três minutos. Você ainda pode adicionar, no molho branco, noz moscada a gosto e ½ de alho.

Se você tiver alguma dificuldade para encontrar o queijo emmental, pode usar o queijo mussarela ou o prato.

Adicione leite e continue mexendo até que a mistura fique homogênea. Para que o molho fique consistente, será necessário bater. Você pode usar um batedor de alumínio para agilizar o processo.

Para finalizar, adicione sal e pimenta do reino a gosto. Quando a mistura ficar grossa e cremosa, estará pronta para ser utilizada.

Coloque um pouco do molho branco no pão de forma e uma fatia de presunto cozido. O pão pode ser servido com ou sem casca.

Rale o queijo. O queijo é ralado para facilitar na hora de derreter. Coloque um pouco de queijo no pão de forma junto com o presunto cozido. Capriche na porção de queijo emmental, pois é ele que dá o toque especial ao sanduíche.

Coloque outra fatia de pão de forma para fechar o sanduíche e acrescente mais um quantia de molho branco e queijo emmental por cima da fatia de pão.

Leve o sanduíche ao forno já preaquecido a 200°C por aproximadamente 10 minutos. O queijo deve estar gratinado. Depois, é só servir o croque monsieur.

O queijo emmental, no Brasil é conhecido como queijo suíço. Esse queijo tem sabor suave e levemente adocicado.

História da culinária francesa e do croque monsieur

A França tem sua culinária apreciada pelo mundo inteiro. A culinária típica se define pela utilização da manteiga, queijo e vinhos. E é assim, com delicadeza e requinte, que a cozinha francesa se estabeleceu nos quatro cantos do mundo, ganhando cada vez mais admiradores.

Entretanto, a França só se tornou a Capital Gastronômica do mundo após a Revolução Francesa no século 18.

É importante lembrar que a culinária francesa recebeu muitas influências, principalmente, da cozinha italiana.

Segundo a Larousse Gastronomique, que nada mais é que enciclopédia da culinária mundial, o  croque monsieur foi servido e degustado a primeira vez em um bar inglês, em 1910, em Paris.

Normalmente, esse prato é servido como entrada ou prato principal. E ainda pode vir acompanhado de saladas ou batatas fritas.

Agora que você já sabe um pouco mais da cozinha francesa e desse sanduíche tipicamente francês, aproveite para se deliciar com a receita.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!