Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para acabar com o odor corporal

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

O corpo humano tem muitos sistemas, que estão constantemente trabalhando e possuem subprodutos, que fazem parte desse processo. Quando a pessoa exala um cheiro muito forte, geralmente é devido as glândulas sudoríparas serem hiperativas. Daí se origina o odor corporal, um problema que pode ser bastante constrangedor.

odor-corporal

Receitas caseiras e naturais podem ajudar você a se livrar do mau cheiro. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o odor corporal

A condição pode ser classificada como hiperidrose primária e secundária. Na hiperidrose primária, não há transpiração excessiva nas axilas, mãos e pés. Na hiperidrose secundária, há transpiração excessiva em todo o corpo ou em uma área particular, além das axilas, mãos e pés.

Embora existam muitos produtos químicos comerciais e perfumes que podem ajudar a controlar temporariamente o odor corporal,muitas vezes eles não tratam a causa subjacente. Por isso, você pode usar um método mais natural para gerenciar o problema. Há muitos remédios caseiros que podem ajudar a tratar o odor corporal indesejável e fornecer um aroma fresco e limpo.

Confira as melhores receitas caseiras para acabar com o odor corporal

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio ajuda a absorver a umidade da pele, por isso, ele diminui o suor e o odor corporal. Além disso, ele mata as bactérias e funciona como um desodorante natural. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e suco de limão. Aplique em suas axilas e outras partes do corpo onde você costuma suar excessivamente.

Deixe agir por alguns minutos e lave-a com água. Faça isso uma vez por dia, durante algumas semanas. Como alternativa, misture quantidades iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho. Aplique diretamente sobre as axilas secas para evitar a transpiração, bem como mau odor. Utilize este recurso quando você precisar de proteção por várias horas.

Sálvia

A erva perfumada pode ser usada para combater o odor corporal porque reduz a atividade das glândulas sudoríparas e é um agente antibacteriano que impede que as bactérias de proliferem em sua pele. Você pode fazer um desodorante natural com cinco gotas de cada óleo essencial de sálvia, óleo essencial de coentro e óleo essencial de lavanda.

Misture e use como um desodorante diariamente. Como alternativa, adicione duas colheres de sopa de sálvia seca a quatro xícaras de água quente e deixe em infusão por 10 minutos. Quando a solução esfriar, use-a para lavar as partes com um odor corporal maior. Faça isso duas vezes ao dia, até obter resultados positivos.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um poderoso ingrediente que combate as bactérias. Ele também ajuda a eliminar o odor do corpo, equilibrando o nível do pH da pele. Mergulhe uma bola de algodão em vinagre de maçã diluído em água e esfregue em suas axilas e outras partes do corpo com odor corporal. Espere dois minutos e, em seguida, vá para o seu banho.

Siga este remédio duas vezes por dia, uma pela manhã e outra vez antes de ir para a cama, até que você observe melhora. Você também pode adicionar duas colheres de chá de vinagre de maçã com um pouco de mel em um copo de água morna. Beba a mistura três vezes ao dia, antes das refeições.