Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar o suor excessivo

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

O suor excessivo é uma condição que atinge muitas pessoas, de todas as idades, homens ou mulheres. Não é um problema grave, mas pode ser bastante desconfortável e até constrangedor. Já imaginou estar com uma enorme mancha de suor nas axilas durante uma reunião importante?

suor-excessivo

Receitas caseiras prometem livrar você do incômodo do suor excessivo. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar o suor excessivo

Antes de saber como tratar a questão, você deve ter em conta que a transpiração ajuda o corpo a ficar em uma temperatura adequada e, na maioria dos casos, é perfeitamente natural. Algo está errado, porém, quando a pessoa transpira demais. Estudos indicam que quem sofre dessa condição normalmente possui as glândulas sudoríparas mais ativas do que outras pessoas e, por isso, não conseguem controlar o suor.

Existem diversos tratamentos para o suor excessivo, mas se o seu problema for persistente e não passar nem com as dicas abaixo, você deve procurar auxílio profissional, já que muitas vezes esse excesso de suor pode até mesmo ser um sintoma de alguma patologia mais grave.

Se você faz questão de sempre tentar uma alternativa natural e caseira antes, confira abaixo algumas dicas para lidar com o suor excessivo sem precisar sair de casa.

Saiba como tratar o suor excessivo com receitas caseiras

Batatas

As batatas possuem muitas propriedades interessantes para a saúde humana, e nesse caso em particular, da transpiração em excesso, pode ajudar bastante. Basta fazer o seguinte: compre algumas batatas, corte-as pela metade e coloque-as sobre as áreas do corpo onde normalmente ocorrem os episódios de suor incontrolável.

Desodorante caseiro

Que tal tentar parar o suor excessivo com um desodorante feito por você próprio? É possível, basta seguir a receita abaixo:

Ingredientes

¼ de xícara de bicarbonato de sódio

¼ de xícara de maisena

6 a 8 colheres de óleo de coco virgem

Óleo essencial com seu aroma predileto

Como fazer

Primeiro, junte o bicarbonato com a maisena. Depois, adicione o óleo de coco e misture bem. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira até ficar sólido e depois passe a receita abaixo dos braços. Mas atenção: se você acabou de depilar as axilas, evite usar esse desodorante caseiro, pois ele pode causar irritação

Vinagre

O vinagre pode ser um ótimo aliado contra o suor excessivo. Alguns estudos indicam que tomar um líquido à base de vinagre, com frequência de três vezes ao dia com o estômago vazio – sempre meia hora antes ou depois de cada refeição -, pode ajudar a reduzir a transpiração excessiva em até uma semana. Quer saber como fazer esse líquido tão milagroso? Confira abaixo:

Ingredientes

2 colheres de mel

2 colheres de vinagre

Como fazer

Misture bem os ingredientes e ingira. Fácil, não? A presença do mel não possui relação direta com a transpiração excessiva, mas ele é colocado na receita para tirar o sabor do vinagre – se você quiser encarar direto o vinagre, pode ir em frente. O vinagre de maçã ou branco também pode ser usado diretamente nas áreas de transpiração, para acabar com o cheiro associado ao suor excessivo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!