Diagnosticado principalmente em mulheres entre 40 e 50 anos que praticam caminhadas ou maratonas, em pessoas que trabalham muito tempo em pé ou em quem sofre de sobrepeso, o esporão do calcâneo é uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé.
Sintomas e causas do esporão do calcâneo
Também chamado de fasceíte plantar, esse problema tem como principais causas a retração do tendão de Aquiles ou pés com curvatura muita rígida e acentuada. A dor pulsante é seu maior sintoma. Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar esse mal.
Remédios caseiros para tratar esporão do calcâneo
1. Gelo
Além de diminuir a inflamação do esporão do calcâneo, a compressa gelada reduz o consumo de oxigênio da área afetada, desacelerando o metabolismo e aumentando a sobrevida das células do tecido ferido.
Separe um pano ou uma bolsa de compressa e insira cubos de gelo. Depois, aplique no calcanhar. Faça isso de duas a três vezes ao dia, sempre que sentir o incômodo. Se preferir, a compressa pode ser feita com um saco de legumes congelados, por exemplo.
2. Couve
Anti-inflamatória e cicatrizante, a couve combate o esporão do calcâneo poque fortalece os músculos do calcanhar. Para preparar esse remédio caseiro, você precisará de algumas folhas de couve, plástico filme, faixa para curativo e esparadrapo.
Comece amassando as folhas de couve até ter extraído todo seu suco esverdeado. Coloque esse suco e as folhas amassadas no plástico filme e envolva-o no calcanhar. Depois, coloque a faixa e o esparadrapo sobre o curativo. Deixe agir por sete horas. Faça isso uma vez por semana.
3. Aroeira
As propriedades anti-inflamatória, tônica e cicatrizante dessa planta medicinal a tornam eficaz para tratar o esporão do calcâneo e qualquer outra distensão muscular. Ferva as folhas da aroeira enquanto rala uma raiz de gengibre.
Em seguida, misture as folhas de aroeira e o gengibre com um pouco de álcool em gel. Passe essa mistura em uma pano ou gaze e aplique sobre a área afetada antes de ir dormir. Enrole com uma faixa para garantir que a compressa permanecerá durante toda a noite. Retire-a pela manhã.
4. Espinafre
Neoxantina e violaxantina são dois anti-inflamatórios do espinafre, que também é rico nas vitaminas C e K e nos minerais cálcio e fósforo, responsáveis pelo fortalecimento dos ossos e da construção muscular. Corte cinco folhas de espinafre, amassando-as em seguida.
Aplique no calcanhar afetado e prenda com uma gaze, deixando o espinafre em contato direto com a pele. Deixe agir durante 20 minutos e depois lave o pé com água morna. Para complementar esse tratamento, você deve incluir o espinafre na alimentação.
5. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã, que tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, combate a inflamação do esporão do calcâneo e acalma a dor causada pela distensão. Prepare uma compressa com um saco de papel, dobrando-o ao meio para obter uma camada dupla.
Depois, molhe o papel com o vinagre de maçã, coloque-o dentro de seu sapato e faça suas atividades cotidianas. Umedeça o papel ou troque-o a cada duas horas. Faça isso durante uma semana.