Medicina Alternativa

Menorragia: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

É muito raro encontrar uma mulher que não deteste o período da menstruação. Quase todas costumam relatar, além das corriqueiras alterações hormonais e, consequentemente, emocionais, algum tipo de problema. Entre os mais comuns está a menorragia, ou fluxo pesado, que consiste numa menstruação regular, mas com fluxo de sangue excessivo e de longa duração. É uma das principais queixas das mulheres nos consultórios ginecológicos.

 

menorragia

Remédios caseiros ajudam a amenizar sintomas da menorragia. Foto: iStock, Getty Images

 

O que caracteriza a menorragia

 

Um ciclo menstrual normal tem uma média de sete dias de fluo a cada 21 a 35 dias, e um total entre 25 e 80 ml de volume de sangramento. Na menorragia, a perda de sangue total é superior a 80 ml por período, geralmente com duração de mais de sete dias.

Para auxiliar no tratamento deste mal, os remédios caseiros são aliados das mulheres. É para quem sofre com esse problema que selecionamos algumas dessas receitas caseiras, que vão ajudar a diminuir consideravelmente os desconfortos causados.

 

Remédios caseiros contra a menorragia

 

Sementes de coentro

Sementes de coentro são especiarias facilmente encontradas no mercado. Uma boa receita contra menorragia com esse produto pode ser feita fervendo seis gramas de sementes em um litro de água. Deixe ferver até que o líquido se reduza à metade. Beba morno e adoçado, se preferir.

Suco

Bata no liquidificador três folhas grandes e frescas de couve com um copo do suco da laranja e uma folha média de saião. Coe e adoce com mel. Tome um copo deste suco todos os dias, em jejum.

Alimentação

Coma maçã, melancia, manga, arroz integral, aveia e couve regularmente. E, durante uma semana, substitua uma refeição do dia por melão maduro. Você deve comer o suficiente para ficar saciada apenas com o melão e um suco natural sem açúcar.

Ervas

Os chás sempre são bem-vindos para o auxílio no tratamento de todas as enfermidades e desconfortos. No caso da menorragia, podemos fazer o preparo de infusões de artemísia ou cavalinha. A solução deve ser preparada, em qualquer uma das opções, com 20 gramas da planta para um litro de água. Use três a quatro xícaras de chá ao dia.

Outras opções

Um conselho importante para quem tem um fluxo pesado é evitar a aspirina. Esse medicamento é usado para impedir a coagulação do sangue. Se você está menstruando e passando por uma crise de menorragia, usar aspirina vai tornar seu fluxo ainda mais intenso. Se você precisar do medicamento, use uma fórmula alternativa.

Calor e exercícios

Um dos mais simples remédios caseiros para dor menstrual é colocar uma garrafa de água quente no estômago. Isso vai dar alívio à dor. Criar uma rotina de exercícios diários é outra dica. O exercício ajuda a liberar endorfina, o que ajuda a eliminar a dor. Compressas frias sobre o útero também podem ser usadas. Substitua elas a cada 10 minutos, repetindo quatro vezes.

Geoterapia

Coloque uma compressa de argila com cebola ralada na região uterina por duas horas.

Hidroterapia

Banhos de assento também são bastante eficazes no caso da menorragia. São feitos com chá de camomila e cavalinha (150 gramas da planta para um litro de água), com duração de 20 minutos.