Receitas

Aprenda a fazer bolo de aniversário light

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Toda festa que marca a transição de idade tem brigadeiro, salgadinhos e… bolo de aniversário. Os quitutes preparados para este tipo de celebração podem ser um risco à dieta. A boa notícia é que já há versões light para os docinhos e pasteizinhos, que podem ser preparados com ingredientes integrais e recheios saudáveis como ricota e vegetais.

 

bolo de aniversario

O rei da festa não precisa se transformar em vilão. Foto: iStock, Getty Images

Bolo de aniversário sem culpa

 

Para o bolo de aniversário não pode ser diferente. Em tempos de atenção à saúde e cuidados com o corpo, até o bolo de aniversário já ganhou receita que contempla a redução calórica deste que é o principal item da festa.

A grande diferença entre um bolo de aniversário padrão e um bolo de aniversário leve está basicamente nos produtos utilizados no preparo. A massa, que em alguns doces tem o chocolate como base, na variação com calorias reduzidas emprega suco de laranja. Em outras palavras, além de saboroso, é muito mais benéfico e funcional.

O açúcar branco, produto rapidamente absorvido pelo organismo e transformado em glicose, que por sua vez pode ser bastante nocivo, dá lugar ao adoçante, sem prejuízos ao sabor da torta. As frutas, por sua vez, podem servir de alternativas para o recheio.

Variadas são, aliás, as opções de frutas para compor um delicioso bolo de aniversário. Apesar de as mais utilizadas serem o abacaxi, o morango, figo, pêssego, coco e framboesa, a receita descrita a seguir traz a cereja como ingrediente.

Suaves, as cerejas são extremamente agradáveis ao paladar, especialmente quando mescladas a creme de leite – em geral, são bem aceitas entre crianças e adultos, ainda que no Brasil não haja o costume de consumi-las, talvez por serem produções típicas de países de clima temperado. Atente para o preparo e deleite-se sem culpa.

Bolo de aniversário light

Ingredientes da massa:

Quatro ovos

Meia xícara de chá de adoçante em pó

Meia xícara de chá de suco de laranja

Uma xícara de chá de farinha de trigo

Uma colher de sopa de fermento

Meia colher de sopa de margarina light

Recheio:

Uma xícara de chá de leite desnatado

Uma colher de sopa de amido de milho

Duas colheres de sopa de adoçante em pó

Uma gema

Uma colher de chá de essência de baunilha

100 gramas de cerejas frescas picadas

Ingredientes da cobertura:

Uma xícara de chá de creme de leite fresco

Uma colher de sopa de adoçante em pó

Uma colher de chá de essência de baunilha

200 gramas de cerejas frescas

50 gramas de amêndoas em lascas

Modo de Preparo da massa:

Bata, primeiramente, as claras em neve. Adicione, na sequência, as gemas e o adoçante. Aqueça o suco de laranja e a margarina. Em um recipiente, misture-os, adicionando a farinha de trigo.

Por último, agregue o fermento em pó. Em uma forma média, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, acomode a massa e asse em temperatura média de 200ºC.

Modo de Preparo do recheio:

Misture os ingredientes, exceto as cerejas, levando-os ao fogo. Mexendo sempre, espere engrossar. Corte o bolo ao meio, adicionando o recheio e as cerejas picadas.

Modo de Preparo da cobertura:

Bata os ingredientes até criarem volume. Espalhe pelo bolo. Enfeite com cerejas e amêndoas.

Sirva gelado.