Cabelos

Como cuidar do cabelo loiro platinado

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Na década de 1950, Marylin Monroe eternizava o filme Os Homens Preferem as Loiras, da 20th Century Fox. A loira mais famosa do planeta ilustrou o que é tido como preferência mundial masculina: os cabelos claríssimos. Desde então, muitas têm optado por manter as madeixas em tons alourados. Aliás, o loiro platinado é a coloração da vez.

 

loiro platinado

Celebridades já mostraram o poder do tom para os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Loiro platinado é tendência para 2015

 

Beldades como Scarlett Johansson e Miley Cyrus já demonstraram que a cor é up to date. A tonalidade, inclusive, é uma das apostas para 2015. O loiro platinado é a coloração que cria um efeito quase branco, indicado para mulheres de pele bem clara ou rosada.

A decisão de aderir ao loiro platinado não passa apenas pela análise do perfil e das características físicas, que devem estar em sintonia com a ousadia da cor, mas também pela certeza de que se quer assumir um cabelo que exige manutenção redobrada e cuidados especiais.

Quando se opta por tingir os cabelos em loiro platinado, é preciso ter ciência de que o processo de descoloração pode precisar ser feito diversas vezes, até que o tom desejado seja atingido. Portanto, os danos aos fios devem interferir na estética capilar.

Para amenizar tais estragos, é necessário que, semanas antes da pintura, hidratações e banhos de queratina sejam providenciados. As pontas dos cabelos também devem estar aparadas, pois tendem a criar o efeito ‘espigado’ quando ressecadas.

Shampoo especial para loiro platinado

 

Após a descoloração, é essencial que, a cada dez dias, os cabelos passem por um tratamento profundo como cauterização ou reconstrução no salão de beleza. A raiz deve ser retocada de 15 em 15 dias. Os shampoos devem ser do tipo silver, isto é, com pigmentos violetas, ou com antioxidantes, para não desbotar, e o condicionar precisa ser substituído por máscara capilar.

Outra dica importante é nunca sair de casa sem leave-in com protetor solar, assim o tão almejado loiro platinado não sofre tanto com a ação dos raios solares. Ainda que todas as medidas possíveis sejam tomadas para manter os cabelos hidratados, quando se escolhe colori-los em tons claríssimos é preciso ter em conta que alguns hábitos precisam ser repensados.

Os cabelos descoloridos, quando em contato com a água do mar ou da piscina, podem mudar a tonalidade e ficar amarelados e até esverdeados. Portanto, muita cautela, sobretudo no verão. A adoção de chapéu e guarda-sol pode ajudar a criar uma barreira contra os estragos do sol sobre as madeixas.

O uso de óleos capilares, com ênfase aos de argan, também pode ajudar a manter os cabelos platinados mais hidratados, lembrando que eles tendem a ressecar.

Se mesmo com tantos empecilhos você decidir que quer um loiro claríssimo para seus cabelos, lembre-se que a pintura deve ser realizada por um profissional de sua confiança, já que qualquer falha pode dificultar a recuperação da cor e até da textura dos fios.

O loiro platinado já carrega em si muita química nociva aos fios, destarte, esqueça a aplicação de outros produtos como escovas e controladores de volume. Da mesma forma, abra mão do uso de secadores e chapinhas já que a quebra dos fios também pode ser ocasionada por estresse térmico.