Cabelos

Cabelos finos são mais frágeis e exigem atenção especial. Veja como cuidar

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

Uma das principais reclamações nos salões de beleza está relacionada aos cabelos finos – problema frequente em muitas mulheres. As pessoas podem nascer com uma predisposição a esta condição ou adquiri-la ao longo dos anos, devido à falta de cuidado e a aplicação de muitos produtos químicos que afinam a estrutura capilar.

Maior risco de quedas

Em geral, pessoas que têm os cabelos finos são as com maior tendência de enfrentar problemas de queda de cabelo, por isso, é fundamental que os fios recebam cuidados especiais.

cabelos-finos

Cuidados com cabelos finos iniciam pela escolha de produtos adequada ao seu tipo. Foto: Shutterstock

Cuidados com os cabelos finos

O primeiro cuidado que devemos ter com os cabelos finos está relacionado à escolha do shampoo, que deve estar diretamente ligada ao seu ph. O indicado são os produtos neutros e, de preferência, sem sal. Ainda que o shampoo seja o adequado quem tem este tipo de cabelo, é preciso cuidar para evitar a lavagem diária do cabelo.

Se você tem cabelo oleoso, busque alternativas de baixo ph para estabilizar o seu couro cabeludo. Procure sempre produtos adequados para seu tipo de cabelo e enxague bem toda a vez que aplicar qualquer produto. Resíduos de shampoo ou condicionador fazem com que o cabelo pese e fique sem balanço.

O exagero no uso de produtos sem enxague também pode se tornar um inimigo de quem quer trazer volume para os cabelos finos. Se for aplicar qualquer leave in, faça apenas nas pontas.

Hidratação e química

Fazer hidratações específicas é muito importante para manter os fios saudáveis e com maior resistência. Converse com o seu cabelereiro a respeito. Em termos de química, evite ao máximo que você puder, principalmente aquelas utilizadas no processo de clareamento. O ato de descolorir o fio gera uma perda de massa no cabelo, o que faz com que ele se torne naturalmente mais fino.

A escovação dos cabelos finos é liberada e, inclusive, é indicada. Isso porque o ato de escovar auxilia na circulação do couro cabeludo ajudando no processo de fortalecimento dos fios. O secador de cabelos, usado na temperatura fria, é um ótimo aliado para “armar” os cabelos que se apresentam finos.

Corte de cabelos finos

Em termos de periodicidade de corte de cabelo, isso é relativo de pessoa para pessoa, conforme o ritmo de crescimento das mechas. Cortar o cabelo ajuda no fortalecimento e remove as pontas bifurcadas, evitando a perda de nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Por isso, o indicado é que seja feito a cada dois meses, porém, antes, é aconselhável conversar com o cabelereiro sobre o crescimento.

As pessoas com cabelos finos associam de forma frequente que adicionar várias camadas ao corte lhes dará volume. No entanto, se as camadas forem curtas demais e o cabelo se posicionar ao redor da face, isso pode deixar o aspecto geral ainda mais sem vida.

O ideal é deixá-los mais longo, com um corte em ondas de diversas camadas longas, que confiram e tirem proveito do movimento natural que os cabelos lisos tendem a ter, mesmo que finos. Se o corte deixar os fios se apoiando e dobrando sobre os ombros, o efeito de volume será ainda melhor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!