Clínica Geral

Aprenda a tratar afta na garganta

Por Redação Doutíssima 27/12/2014

Uma pequena lesão de forma arredondada, de tom esbranquiçado ou amarelo no meio, que vai se tornando avermelhada nas extremidades é o que caracteriza a afta na garganta. Ela costuma causar dor e irritação, podendo também provocar febre, aumento dos gânglios na região do pescoço e um mal-estar generalizado.

 

Em geral, seu tratamento é bastante simples e eficaz. Na consulta com o médico, podem ser recomendadas pomadas específicas, mas algumas dicas podem auxiliar no tratamento em casa. Além de evitar ingerir alimentos e bebidas ácidas, gargarejos com sal e água morna reduzem o incômodo e podem melhorar os sintomas.

 

Por que aparece afta na garganta?

A afta na garganta surge quando o sistema imunológico está comprometido. O vírus do herpes é um dos grandes causadores desse problema, já que ele chega até a mucosa da boca e irrita a garganta.

 

afta na garganta

Extremamente incômodos, estes ferimentos podem ser tratados também em casa. Foto: iStock, Getty Images

Outras causas são o alto nível de acidez na região bucal, provocado pelo consumo de alimentos ácidos, transtornos estomacais, refluxos ou defasagem de vitaminas B, minerais, ácido fólico e ferro.

 

Estresse emocional, mudanças no funcionamento dos hormônios, alergias a alimentos, desidratação e falta de vitaminas e nutrientes também podem provocar o aparecimento das lesões na garganta.

 

Como tratar a afta na garganta em casal

Algumas medidas caseiras podem aliviar os incômodos da afta na garganta. Com ingredientes que você certamente tem em casa, poderá fazer remédios para se livrar doproblema. Acompanhe:

 

1. Gargarejos

Uma colher grande de sal, misturada em 150 ml de água morna pode reduzir bastante a agressão da afta na garganta. Ao realizar gargarejos com esse composto líquido, você ajuda no processo de desinfecção da lesão e torna a cicatrização mais rápida. Repita esse processo duas vezes ao dia, por alguns minutos.

 

2. Leite de magnésia

Outro gargarejo que ajuda no tratamento das aftas é o feito com leite de magnésia. Ele protege contra machucados feitos por bactérias, recobre a ferida e faz com que cicatrize mais rapidamente. Misture uma colher grande de leite de magnésia em um copo de água (150 ml) e faça gargarejos.

 

3. Cravo da Índia

Devido aos seus potencias antissépticos e analgésicos, o cravo da índia é mais um ingrediente que auxilia na cura da afta na garganta. Mastigue um cravo pequeno, engolindo levemente e devagar a saliva para reduzir as dores da afta.

 

4. Iogurte

Para fortalecer o sistema imunológico e as defesas orgânicas naturais, o indicado é um pote pequeno de iogurte com probióticos (bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal) e bifídios (bactérias que sintetizam vitaminas e nutrientes, auxiliando no funcionamento do intestino).

 

Esta composição na cura da afta e também melhora o funcionamento do intestino.

 

Curando a afta na garganta com medicamentos

Existem alguns remédios que curam a afta na garganta com eficiência. Entre eles, estão as pomadas corticoides e anti-inflamatórias tópicas como a Omcilon-a e a Gingilone. A Xylocaína em pomada é uma anestésica tópica, aplicada com o dedo ou cotonete na ferida, que pode ser recomendada pelo médico.

 

O Paracetamol e o Ibuprofeno também são medicamentos utilizados no alívio da dor causada pelas aftas. Porém, estes precisam de orientação médica para o uso.

 

Quando são maiores que 1 centímetro de diâmetro, as aftas podem ser cauterizadas com nitrato de prata, medicamentos corticosteroides, antibióticos ou laser. Porém, lembre-se sempre de que é necessária a recomendação médica para esses procedimentos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!