Medicina Alternativa

Conheça métodos alternativos para tratar a hérnia de disco

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

A hérnia de disco figura entre as principais doenças relacionadas à coluna. Responsável por dores nas costas que se irradiam para os membros, a patologia pode inclusive restringir movimentos, em função da compressão sobre a medula e encurtamento do espaço entre as vértebras.

hernia-de-disco

A hérnia de disco não tem cura, mas seus sintomas podem ser amenizados. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a hérnia de disco

 

Os sintomas variam conforme a localização do disco intervertebral afetado e podem incluir desde parestesia (formigamento) e fraqueza nos braços e pernas até cefaleias (dores de cabeça).

 

Isso ocorre porque as vértebras da nossa coluna estão interligadas por estes discos fibrosos e gelatinosos, que desempenham tarefa similar à de um amortecedor, possibilitando nossa locomoção e demais movimentos. Quando uma das vértebras se desloca do local original, acontece a compressão dos nervos, acompanhada de dor, configurando a hérnia de disco.

 

A disfunção pode ser acarretada pelo peso excessivo em bolsas e mochilas, postura equivocada ao sentar ou caminhar ou por obesidade e sedentarismo. Por outro lado, manter o peso sob controle, praticar atividades físicas regularmente e adotar uma dieta equilibrada são medidas preventivas para garantir uma coluna saudável e perfeitamente alinhada.

 

Terapias alternativas para a hérnia de disco

 

Por se tratar de um processo degenerativo, a hérnia de disco não pode ser curada, então a maioria dos tratamentos objetiva reverter os sintomas e devolver a qualidade de vida. Além dos remédios tradicionais, são indicados exercícios de reforço muscular e alongamento, com prioridade para o abdômen, costas e membros inferiores.

 

Segundo os especialistas, ficar sem atividades pode agravar o quadro e não há restrições de movimentos, apenas cuidados, então o ideal é que se pratique pelo menos caminhadas. Na maioria dos casos, manobras fisioterápicas e técnicas alternativas atuam como complementares na cura, que depende bastante do empenho pessoal. A seguir, veremos alguns métodos eficientes para contribuir com a sua melhora.

 

Acupuntura

 

Oriunda da medicina tradicional chinesa, consiste no estímulo a pontos específicos do organismo através da aplicação de agulhas, aliviando as dores, estabilizando funções e propiciando relaxamento muscular. É aplicável a casos em qualquer estágio de desenvolvimento, pois atua sobre os neurotransmissores e contribui para reduzir a compressão sobre o disco afetado. Pode inclusive ser adotada preventivamente.

 

Osteopatia

 

Técnica manual indicada para o alívio de dores na região lombar, tais como as causadas pela hérnia de disco, é eficaz contra desvios posturais e busca atuar diretamente na origem do problema – que em alguns casos pode não estar situada diretamente na vértebra. Inclui análise dos pés, joelhos, ombros e demais articulações.

 

Pilates

 

Atualmente mais relacionado a academias e práticas desportivas, foi originalmente desenvolvido para tratar dores vertebrais. Baseada em exercícios chamados “funcionais”, a técnica contempla qualquer faixa etária e serve tanto como terapêutica quanto preventiva, graças ao aumento de controle corporal, fortalecimento e estabilidade da coluna e das articulações que proporciona.

 

RPG

 

Uma das atividades mais indicadas para o fortalecimento e alongamento de grupos musculares, sobretudo aqueles ligados à coluna vertebral, a Reeducação Postural Global (RPG) é aliada importante na reversão de uma hérnia de disco.

 

Através de exercícios guiados, auxilia na correção postural e reduz as dores nas costas, aliviando de um modo geral incômodos na coluna. Os resultados são perceptíveis a partir da quinta sessão, em média.

 

Shiatsu

 

Também herança chinesa, o shiatsu utiliza basicamente os mesmos pontos da acupuntura, porém com as mãos ao invés de agulhas. Indicado para aliviar os pontos de tensão sobre a coluna, pode ser interpretado como uma massagem profunda, vigorosa e relaxante. As únicas contra-indicações dizem respeito a gestantes e pacientes hipertensos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!