Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para controlar os gases presos

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Embora a produção de gases seja uma função natural do processo digestivo, muitas vezes eles podem ser produzidos em excesso e acumularem-se no organismo, causando dor e desconforto. Os gases presos podem ser consequência de uma série de fatores, como bebida em excesso, não mastigar bem a comida, comer alimentos picantes, estresse, algum tipo de infecção bacteriana ou distúrbios digestivos.

.

gases-presos

O excesso de gases do sistema digestivo pode causar desconforto. Foto: iStock, Getty Images

.

O que fazer quando tenho gases presos?

.

Os sintomas dessa condição incluem flatulência, mau hálito, falta de apetite, revestimento sobre a língua, inchaço abdominal, arrotos e até mesmo dor de estômago. Gases presos são um tanto desconfortáveis, mas você não precisa sofrer por muito tempo, já que existem várias maneiras de tratar este problema. Massagear seu abdômen, por exemplo, pode aliviar o vento preso, empurrando produtos digestivos para a sua saída natural.

.

A massagem, no entanto, não é a única maneira de se livrar dos gases presos. Esse tipo de problema gástrico também pode ser facilmente resolvido com remédios naturais.

.

Conheça 6 métodos naturais para acabar com os gases presos

.

Alho

.

Para obter alívio, o alho é a melhor opção. Suas inúmeras propriedades vão ajudar a reduzir o fogo gástrico. Para uma boa digestão, deve-se consumir uma colher de sopa de alho fresco.

.

Se isso não é do seu agrado, a alternativa é ferver alguns dentes de alho moídos em água, adicionar sementes de cominho e pimenta preta e coar. Deixe esfriar em temperatura ambiente e beba a solução três vezes por dia para obter resultados eficazes.

.

Gengibre

.

 

O gengibre é o melhor remédio para o tratamento de indigestão. Quando você estiver com gases presos, beba chá de gengibre. Ferva um pouco dessa raiz em água quente e coe. Tome o chá duas ou três vezes por dia. O óleo de gengibre também é usado para obter alívio dos gases – basta colocar 3 gotas sobre o estômago e esfregar cuidadosamente.

.

Pimenta preta

.

A pimenta preta é considerada pela medicina ayurvédica eficaz para a cura da acidez e indigestão. As suas propriedades ajudam a aumentar a libertação de ácido clorídrico no estômago. Para isso, use pimenta preta, gengibre em pó, sementes de coentro e folhas de hortelã secas, em igual quantidade. Prepare uma mistura e tome uma colher de chá duas vezes por dia.

.

Cravo

.

Comer alguns pedaços de cravo pode ser ótimo para fazer sumir o desconforto dos gases presos. Se mastigar o cravo tem, para você, um gosto desagradável e muito picante, use o óleo de cravo. É ótimo remédio caseiro para reduzir o inchaço e as dores no estômago.

.

Erva doce

.

A erva-doce é um dos ingredientes comuns disponíveis na cozinha. Mastigue sementes de erva-doce para obter alívio imediato dos gases presos. Alternativamente, o chá de erva-doce pode ser utilizado. Ferva um pouco de água, adicione as sementes de erva-doce e deixe em infusão por alguns minutos. Adicione açúcar mascavo e um quarto de xícara de leite.

.

Água quente

.

A mais simples das receitas de remédios caseiros contra os gases presos é a água quente. É só bebê-la em intervalos regulares, mantendo os níveis de água no corpo e ajudando o processo digestivo.

.

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!