Especialidades

Saiba como funciona o marcapasso

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

Provavelmente você já ouviu falar sobre o marcapasso, mas sabe como funciona e em quais casos é indicado? Pois bem, trata-se de um pequeno e leve dispositivo implantado próximo ao coração, que tem por objetivo gerar uma estimulação elétrica no órgão, caso tenha uma queda na frequência dos batimentos.

marcapasso

Aparelho serve para estimular os batimentos cardíacos. Foto: iStock, Getty Images

Quando deve ser utilizado?

 

O uso do marcapasso é indicado em casos em que o coração apresenta bloqueios que impedem a passagem do impulso elétrico que estimula seus batimentos. Em consequência, a frequência cardíaca é mais lenta (bradicardia), o que pode provocar desmaios, tonturas e/ou cansaço.

Como funciona o marcapasso?

 

O marcapasso é capaz de monitorar a frequência cardíaca e, quando é identificada uma interrupção na mesma, o dispositivo libera um pequeno impulso elétrico para reestabelecer o funcionamento correto do órgão.

Existem dois tipos diferentes desse dispositivo: o marcapasso câmara única, em que o eletrodo é colocado no ventrículo direito (parte inferior do coração); e o marcapasso câmara dupla, quando são colocados dois eletrodos, um no átrio e outro no ventrículo direitos.

Seja por consequência de doenças ou pelo processo de envelhecimento, o ritmo do coração pode ser afetado. E, nesses casos, o marcapasso atua como um suporte para o órgão funcionar de maneira correta ou com redução destes sintomas. Desta maneira, o paciente tem mais segurança para realizar suas atividades diárias.

Como é realizada a cirurgia?

 

Existe duas modalidades de cirurgia. A mais comum é a endocárdica, que consiste na introdução dos eletrodos do marcapasso através de veias que chegam ao coração. Enquanto a epicárdica é uma cirurgia geralmente realizada em crianças, sob anestesia geral.

Nesse procedimento, os eletrodos são implantados diretamente no músculo cardíaco e o marcapasso fica alojado numa bolsa criada abaixo da pele no abdome. Com duração que pode variar entre 2 e 4 horas, a cirurgia endocárdica para a implantação do equipamento é considerada relativamente simples e segura.

Esse procedimento é feito com sedação e anestesia local (ou seja, o paciente permanece desacordado durante a operação).

Depois da cirurgia de colocação do marcapasso

 

Imediatamente após o implante, o paciente deve tomar alguns cuidados como:

– Evitar molhar o curativo da operação após cinco dias ao implante

 

– Depois desse período, retire o curativo e deixe a ferida descoberta

 

– Para amenizar a dor, tome analgésicos convencionais indicados pelo seu médico

 

– Por 30 dias, procure não carregar peso no lado do marcapasso

 

– Evite realizar movimentos muito amplos (como alongar os braços).

 

E preste atenção para esses cuidados também:

 

– Leve sempre consigo a carteira de identificação de portador de marcapasso (esse documento é importante especialmente para estabelecimentos que possuem sensores de metais no acesso)

 

– Não existe restrição quanto ao uso de aparelhos eletrônicos convencionais (como secador de cabelos e TV). Contudo, ao usar o celular, procure falar no aparelho sempre o portando do lado oposto do marcapasso. Também evite portá-lo nos bolsos das camisas

 

– Fique atento à ferida aberta para a operação. Em caso de infecção ou desconforto no local, informe seu médico

 

– Agende com o médico que realizou a operação, a revisão entre 4 e seis semanas após o procedimento

 

– Seu médico também deve ser contatado antes da realização de procedimentos cirúrgicos como ressonância nuclear magnética, radioterapia, litotripsia e demais que envolvam o uso de bisturi.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima