Guia de Carnaval

Confira opções para aproveitar o Carnaval no Brasil

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

Não há festa melhor para aproveitar em fevereiro do que o Carnaval no Brasil. Em diversos locais do país, a agitação toma conta e diversos eventos acontecem para agitar a todos. Nas capitais brasileiras, a programação é intensa, principalmente no Rio de Janeiro, em Salvador e São Paulo. Veja onde você pode ir para participar desse espetáculo nacional.

carnaval no brasil

O país do Carnaval oferece opções de folias para todos os gostos. Foto: iStock, Getty Images

O Carnaval no Brasil e o trio elétrico em Salvador

 

Foi na Bahia, em 1950, que Adolfo “Dodô” Nascimento e Osmar Álvares Macedo deram origem à Fobica, um calhambeque que passava pela cidade de Salvador apresentando músicas Carnavalescas.

As pessoas iam atrás do carro dançando e cantando, dando origem ao trio elétrico, que foi se popularizando e hoje se tornou a principal atração do carnaval baiano.

Atualmente, a folia é feita com blocos (reconhecidos por abadás) que seguem um caminhão de som. Artistas como Cláudia Leitte, Ivete Sangalo e Daniela Mercury comandam atrações arrastando uma multidão pelas ruas da capital baiana.

Samba para quem ama o Carnaval no Brasil

 

É no Sambódromo Marquês de Sapucaí que acontece o mais conhecido Carnaval no Brasil. As principais escolas de samba do país desfilarão nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Grupo Especial. Integram a programação: Viradouro, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro, Grande Rio, São Clemente, Portela, Beija-flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.

Para conferir o espetáculo de perto, é preciso adquirir ingressos. Os camarotes são opções mais caras, mas que oferecem conforto para assistir aos desfiles. Mas, se você gosta de apenas prestigiar, mas não participar, canais de televisão aberta transmitem todo o evento ao vivo.

Os ensaios nas quadras das escolas de samba são uma opção para se aquecer na região carioca do Carnaval no Brasil. Os principais grupos fazem treinos técnicos abertos ao público por um preço bastante acessível. Você pode ir e ver de perto uma prévia do que será apresentado no Sambódromo.

São Paulo tem Carnaval diversificado

 

O Carnaval no Brasil conta com uma programação variada na cidade mais populosa do país. Os desfiles das escolas de samba paulistas acontecem no Sambódromo do Anhembi. Passarão pelo local: Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Tom Maior, Dragões da Real, Rosas de Ouro, Águia de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Império da Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Vai-Vai e X-9.

Se quiser conferir o desfile no sambódromo, é necessário ingresso. Também haverá transmissão ao vivo do evento pela TV aberta. A capital paulista oferece também uma grande opção de bares e casas noturnas, onde você poderá aproveitar para sambar longe dos circuitos principais do Carnaval.

Quer fugir do Carnaval?

 

Se você quer aproveitar o Carnaval no Brasil, mas longe da movimentação, aproveite para conhecer a natureza do país. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma excelente saída para fazer trilhas e conhecer paisagens deslumbrantes. Gramado, no Rio Grande do Sul, oferece um clima mais ameno e tranquilo, para descansar na Serra Gaúcha.

No Rio, você pode ir até o Parque Nacional da Tijuca, uma parte mais calma da cidade, que é lar do Corcovado. Em Salvador, faça um passeio de barco pela Baía de Todos os Santos e, em São Paulo, a dica é ir até um spa e tirar um tempo só para você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!