Planos de Saúde

Conheça as vantagens de um plano de saúde coletivo

Por Redação Doutíssima 05/02/2015

Atualmente, existem disponíveis no mercado para contratação o plano de saúde individual e o plano de saúde coletivo. O plano de saúde individual é contratado diretamente pela pessoa física junto à operadora, podendo ser intermediada essa contratação por um corretor de seguros.

O plano de saúde coletivo, por outro lado, exige que a pessoa esteja empregada ou então filiada a uma entidade de classe ou profissional.

Plano de saúde coletivo tem 2 modalidades

 

É que o plano de saúde coletivo encontra-se disponível em duas modalidades: o empresarial e o por adesão. No primeiro caso, você possui vínculo de emprego com alguma empresa e ela oferece, como um benefício adicional do contrato de trabalho, um plano de saúde para seus empregados.

plano de saude coletivo

Estar ligado a uma empresa ou associação torna possível o acesso ao plano coletivo. Foto: iStock, Getty Images

Na segunda hipótese, você é filiado a uma entidade profissional e ela oferece a seus filiados a possibilidade de manter, através dela, um convênio médico particular.

Vale ressaltar que a contratação de um plano de saúde coletivo, seja na modalidade empresarial ou por adesão, envolve alguns pontos positivos e outros negativos. Por isso, é bastante importante que você tenha a exata noção de quais são esses pontos para fazer a escolha com convicção e não se arrepender mais tarde.

Benefícios ao contratar um plano de saúde coletivo

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o plano de saúde coletivo? Confira abaixo algumas dicas para não errar na escolha.

O plano de saúde coletivo, normalmente, envolve valores muito mais atraentes do que um plano de saúde individual. Essa questão ocorre, principalmente, por dois grandes motivos: a empresa ou a entidade de classe, normalmente, subsidia parte do valor contratado, o que diminui a parcela que você irá pagar mensalmente.

Além disso, nessa modalidade os planos normalmente abrangem mais beneficiários, o que possibilita às operadoras praticarem preços mais atrativos.

E é muito mais simples a contratação de um plano de saúde coletivo. Ao ingressar em uma empresa que possua o benefício, ou ao procurar a entidade de classe a que você é filiado, você terá que apenas preencher uma ficha de cadastro, e os demais encaminhamentos são feitos pela empresa intermediária.

Embora possa parecer muito tentador ingressar em um plano de saúde coletivo, você precisa ter bastante cuidado para não ser surpreendido. Há diversas questões a serem levadas em conta.

Os contras do plano de saúde coletivo

 

Inicialmente, você não terá a possibilidade de negociar a cobertura do plano de saúde, ou seja, talvez ele não cubra exatamente todas as contingências que você gostaria que estivessem resguardadas. Portanto, avalie bem essa questão para depois não ver um atendimento que considera essencial ser negado por estar fora da cobertura do plano.

Além disso, enquanto os reajustes nos valores dos planos individuais são definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), isso não ocorre no plano de saúde coletivo. Nesse caso, é a operadora e a intermediária que definem contratualmente, e muitas vezes eles podem ser bastante superiores que os de um plano individual.

Por fim, fique atento que o plano de saúde coletivo pode ser rescindido unilateralmente pela operadora de saúde, algo que é vedado pela ANS no caso dos planos individuais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!