Os suplementos caseiros podem ser considerados uma alternativa aos caros, e nem um pouco acessíveis, produtos oferecidos no mercado. Fácil de preparar, eles também conseguem atingir os mesmos objetivos dos industrializados: o ganho de massa muscular, só que de maneira mais saudável.
Para quem não pratica exercício físico, não é aconselhável consumir os suplementos caseiros. Isso porque o o efeito pode ser o contrário do pretendido, ou seja, no lugar de promover o ganho de massa magra, ele provoca aumento de peso, além de aumentar os níveis de colesterol do organismo. O que pode ser um tiro no pé.
Se consumir suplementos caseiros, informe
Como o consumo de suplementos caseiros só é indicado para aquelas pessoas que praticam exercício físico regular, em especial, a musculação, é sempre indicado que o educador físico da academia saiba do uso destes alimentos, ou seja, informe.
Ao saber do uso do suplemento, o educador físico poderá adequar o treino, levando em consideração as calorias e os nutrientes ingeridos diariamente.
Se possível, também conte com o auxílio de um nutricionista. Este profissional pode indicar uma dieta que esteja alinhada aos seus objetivos estéticos, como o ganho de massa magra.
Caso seja inviável o controle da dieta com um nutricionista, você pode cuidar da sua alimentação sozinha. Para isso, procure comer carnes magras, ovos, leite e derivados de leite com pouca gordura.
Receitas fáceis e saborosas de suplementos caseiros
Os suplementos caseiros são nutritivos e ricos em proteínas. Eles também têm gordura e carboidratos saudáveis, que auxiliam o organismo na busca por massa magra. Os shakes feitos à base de misturas caseiras contêm fibras e, por isso, ajudam a regular o intestino.
Um copo dos suplementos caseiros indicados a seguir contém 531 calorias, 30 gramas de proteína, 22 gramas de gorduras, 54 gramas de carboidratos e nove gramas de fibras.
1. Suplemento com linhaça
Ingredientes:
Linhaça
Levedura de cerveja
Gérmen de Trigo
Gergelim
Aveia em flocos
Amendoim
Guaraná em pó
Banana e leite integral (para o shake)
Modo de Preparo:
Coloque duas colheres de sopa de cada um dos ingredientes em um recipiente e misture tudo. Para a receita de suplemento caseiro, você precisará de apenas três colheres desta mistura. O restante você pode guardar.
Para fazer o shake, no liquidificador, bata três colheres de sopa bem cheias do suplemento caseiro junto com uma banana e um copo de leite integral. Se você quiser bem gelado, ainda pode acrescentar algumas pedras de gelo. O ideal é beber o shake assim que ele estiver pronto pronto. Não guarde na geladeira.
2. Suplemento com amendoim
Ingredientes:
1 colher de guaraná em pó
2 bananas
2 paçocas de amendoim raladas
2 colheres de aveia em flocos
40 gramas de proteína em pó de sua escolha
400 ml de leite integral ou desnatado
Modo de Preparo:
Corte as bananas em pedaços menores. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Você pode colocar pedras de gelo para deixar mais gelado ou beber em temperatura ambiente. Fica a seu critério.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!