Dieta

Entenda se a dieta sem carboidrato é boa para o organismo

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

Muitas pessoas têm aderido à dieta sem carboidrato sem saber como ela pode interferir no metabolismo se não for seguida da maneira correta. Segundo nutricionistas, essa dieta não pode ultrapassar sete dias.

dieta sem carboidrato

Cortar os carboidratos por um longo período pode causar danos no organismo. Foto: iStock, Getty Images

Para que não acarrete prejuízos para a saúde, é necessário aumentar o consumo de carne branca, verduras, frutas, legumes e água.

 

Mas por que a retirada de carboidratos interfere tanto no metabolismo? Os carboidratos são formados por moléculas de hidrogênio, carbono e oxigênio. E a sua importância é porque são a principal fonte de energia para o organismo. Essa energia é liberada através do processo de oxidação.

 

Como funciona a dieta sem carboidrato?

 

Se a dieta sem carboidrato for prolongada por um período maior do que sete dias pode levar à fadiga e perda de concentração. Nos primeiro dias de dieta, o corpo irá utilizar a reserva de glicose para converter em energia para se manter em funcionamento.

 

Depois de utilizar a glicose, o corpo passa a usar a gordura do corpo e é nesse momento que acontece a queima de gordura e a perda de peso de forma rápida.

 

Com a dieta sem carboidrato, o indivíduo pode se sentir mais fraco, já que o fígado e os rins passam a trabalhar mais. Para manter o funcionamento do organismo, aumentamos o consumo de alimentos que são ricos em proteínas e isso sobrecarrega o fígado e os rins.

 

O consumo elevado de gorduras para suprir as funções antes realizadas pelos carboidratos, pode aumentar os níveis de colesterol, o que pode resultar em doenças cardiovasculares.

 

Para manter essa dieta, é importante que o consumo de frutas, legumes e verduras aumente, para que não haja deficiência de nutrientes. Essa dieta não deve ser iniciada sem o acompanhamento médico adequado, pois altera drasticamente o processo metabólico do organismo.

 

Recomendações sobre a dieta sem carboidrato

 

Não é necessário iniciar a dieta sem carboidrato para perder peso. Para obter uma redução de peso, basta ingerir o tipo de carboidratos certos.

 

Segundo especialistas, os carboidratos complexos e cereais integrais devem ser consumidos porque são digeridos lentamente pelo organismo. Esse carboidratos podem ser encontrado no milho, batata-doce, cevada, arroz integral entre outros alimentos.

 

Evite os consumo de carboidratos simples, pois eles elevam rapidamente os níveis glicêmicos do organismo. Com esses níveis alterados, você pode sentir fome mais vezes durante o dia. Por isso, evite consumir açúcar e arroz branco.

 

Se o corte de carboidratos não for acompanhado por um profissional, você vai emagrecer, mas não de maneira saudável. Assim, vai trazer problemas graves para a sua saúde. O mau humor pode ser um dos sintomas mais visíveis de que a dieta não está fazendo bem ao seu organismo.

 

Para evitar que seu organismo sofra dessa maneira, é importante procurar um nutricionista e iniciar uma reeducação alimentar aliada a exercícios físicos. Ou, se ainda quiser investir na dieta sem carboidrato, não prolongue ela por mais de cinco a sete dias. Em um curto período, a dieta não causa danos ao corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!