Você já deve conhecer a tapioca, não é? Um alimento feito com a fécula da mandioca, tipicamente brasileiro, que lembra uma panqueca. Prática e versátil, possibilita o uso de vários tipos de recheio. Mas, você sabia que é possível fazer sorvete de tapioca?
Ideal para quem quer se livrar do peso (na consciência e no corpo) do pão, a tapioca, além de deliciosa tem como principal nutriente o amido, baixo teor proteico e fibras. Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo. Como não tem glúten, pode ser consumida por pessoas portadoras de doença celíaca. Então, mãos à obra, veja como fazer o sorvete de tapioca.
Receita do sorvete de tapioca
Ingredientes
– 600 ml de leite fervido (morno);
– 100 ml de leite de coco;
– 100 g de farinha de tapioca;
– 1 lata de leite condensado;
– 250 ml de creme de leite fresco.
Modo de Preparo
Numa tigela misture leite fervido (morno) e leite de coco. Junte a farinha de tapioca e deixe esfriar. Em seguida, acrescente o leite condensado, o creme de leite fresco e mexa com um batedor de arame. Coloque numa caixinha de isopor e coloque no freezer por 3 horas.
Depois de retirar o sorvete de tapioca do freezer, transfira para uma batedeira e bata por 10 minutos. Retorne ao freezer por mais três horas. Repita este procedimento por mais duas vezes. Volte ao freezer e sirva no dia seguinte.
Benefícios da tapioca para a saúde
Os benefícios da tapioca para a saúde são muitos. Entre eles, estão o auxílio da iguaria para o ganho de peso saudável, o aumento da circulação e contagem das células vermelhas do sangue. Além disso, protege contra defeitos congênitos, melhora a digestão e reduz o colesterol.
Mas tem mais, esta iguaria ajuda na prevenção do diabetes, melhora atividades metabólicas, protege a densidade mineral óssea, auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, melhora a saúde do coração, e mantém o equilíbrio de líquidos no corpo.
Sorvete de tapioca é fonte de fibra dietética
Quer mais? Um bom sorvete de tapioca é uma excelente fonte de fibra dietética. Estas fibras são diretamente ligadas à melhoria do aparelho digestivo. Desta forma, eliminam a constipação, distensão abdominal e dor intestinal. Ajuda também na saúde do coração, diminuindo o colesterol.
A tapioca ainda tem papel importante na melhora da circulação sanguínea. É rica em ferro, que é essencial para o funcionamento normal do corpo. Além disso, uma das suas funções mais importantes talvez seja criação de novas células vermelhas do sangue.
E mais, a tapioca é uma excelente fonte de vitamina K, Cálcio e Ferro. Todas estas substâncias desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos, já que com a idade, a densidade mineral óssea diminui e o resultado é a osteoporose, osteoartrite efraqueza geral e falta de flexibilidade.
Entre outros benefícios, a tapioca também é rica em potássio, outro mineral essencial que o corpo humano necessita. Ele é um vasodilatador que reduz a tensão e o estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Isto pode aumentar o fluxo de sangue para as partes do corpo e reduzir a pressão sobre o sistema cardiovascular.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!