Receitas

Aprenda a preparar a tapioca e complementos à receita

Por Redação Doutíssima 26/11/2014

A tapioca é um prato muito consumido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas todos os dias ganha novos fãs. Além de muito saborosa, é um prato versátil. Pode ser doce ou salgado, tudo depende do recheio escolhido, o que pode deixá-la mais light ou não.

.

Além disso, é um alimento que não possui glúten e é uma excelente opção de troca para o café da manhã, já que não possui gorduras que contribuem para acúmulo de colesterol e ganho de peso, como o pão. E o melhor de tudo: é muito fácil de fazer e não requer prática ou grande habilidade. Confira algumas receitas e faça a sua tapioca!

.

tapioca

Tapioca tem feito sucesso com receitas que ajudam a perder peso. Foto: iStock, Getty Images

 .

Como preparar a tapioca

.

A base para fazer a tapioca é sempre a mesma. Compre a farinha (goma) para tapioca pronta e hidratada (que é feita de fécula de mandioca). Atualmente é vendida na maioria dos grandes supermercados, lojas de produtos naturais ou especializadas.

.

Passe a quantidade que vai utilizar por uma peneira. É importante quebrar os grumos para a tapioca ficar mais homogênea.

.

Com a goma peneirada, pegue uma frigideira antiaderente, esquente um pouco e deixe em fogo médio. Coloque goma suficiente para cobrir todo o fundo da frigideira, sem deixar vão. Cerca de duas colheres de sopa bem cheias. Quando você movimentar a panela e a tapioca se desgrudar, dançar na frigideira, você pode virar, colocar o recheio e fechar.

.

Não é preciso colocar óleo na panela, a menos que seja de um material que grude muito. A goma, no calor, se une e já torna o produto fácil de soltar. Não é necessário colocar açúcar ou sal. Você ainda pode enrolar a massa como um temaki recheado, uma panqueca ou uma pizza. Confira algumas dicas para variar o cardápio.

.

.

Dicas de receitas com tapioca

.

Tapioca Fitness – Frango grelhado, tomate, azeitona e alface: 2 colheres (sopa) de frango grelhado, cortado em cubos, 3 tomates-cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas e 1 folha de alface picado.

.

Light – Queijo de minas com ervas: 1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada e 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco.

.

– Tapioca de frango com cebola e shoyu

.

Ingredientes:

.

50g de frango cozido desfiado

1 colher (sopa) rasinha de maionese light ou zero

1 colher (sopa) de cebola

1 colher (café) de molho shoyu light

Chia a gosto (usei 1 colher de café)

Mostarda a gosto

Orégano a gosto.

.

Modo de Preparo:

.

Misture o frango, a maionese,  molho shoyu, chia, orégano e a cebola e jogue na metade da tapioca já pronta e aberta. Feche a tapioca e acrescente a mostarda por cima.

.

Tapiocas com frutas – 1 damasco seco picado, 1 ameixa seca picada, 3 morangos frescos picados e 3 cerejas picadas. Pode acrescentar queijo ou creme de ricota.

.

Morango e chocolate – 4 morangos pequenos picados e 25 gramas de chocolate amargo derretido. Se preferir, pode acrescentar queijo.

.

Iogurte com queijo – 1 colher de sopa de iogurte desnatado e 2 fatias de queijo mussarela light. Com a tapioca ainda na frigideira, coloque o queijo e depois o iogurte e feche.

.

 .

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!