Receitas

Saiba como preparar bolinho de arroz sequinho e crocante

Por Redação Doutíssima 30/08/2015

O bolinho de arroz é uma paixão nacional. Esse prato pode ser servido como entrada em muitos restaurantes até como aperitivo em alguns botecos, quase sempre acompanhado de uma cerveja bem gelada. Reproduzir essa delícia e fazê-la ficar sequinha e crocante talvez não seja uma tarefa fácil, mas com alguns segredos isso é possível.

 

O arroz de hoje, o bolinho de amanhã

A característica mais comum do bolinho de arroz é que quase sempre ele é feito com a sobra de arroz do dia anterior. Muitas pessoas pensam que esse é o segredo para o sabor e a textura. Porém, a maneira certa de fazê-lo talvez nunca seja descoberta, já que não se sabe ao certo a origem e o criador da receita.

bolinho de arroz

Bolinho feito com arroz do dia anterior é fácil de preparar, além de ser versátil. Foto: iStock, Getty Images

Acredita-se que ele possa ser uma inspiração do arancini, um prato italiano, também em forma de bolinho, feito com risoto de arroz arbóreo ou carnaroli. A diferença está em uma camada de farinha de rosca em sua volta e na forma de fazer, já que a versão típica da Sicília é moldada, diferente da brasileira.

 

Esse tipo de bolinho é muito comum em estados do sudeste brasileiro, e mesmo não sendo um prato típico, conquistou os habitantes dessa região. Além de ser um ótimo acompanhamento, é uma forma de economia, já que evita o desperdício desse alimento que é tão simples e tão rico em sabor.

 

Além de saboroso, o arroz é um alimento rico em nutrientes. Conforme informações da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), o grão integral é rico em vitaminas, ferro e fósforo, além de fibras alimentares.

Hoje em dia, pode-se combinar vários ingredientes no bolinho de arroz, desde legumes até carnes. Além disso, é possível fazer um bolinho mais saudável que a versão frita, utilizando arroz integral e levando-o ao forno. Essa é uma maneira maravilhosa de fazer a introdução de alimentos integrais, verduras e legumes ao cardápio.

 

Bolinho de arroz é versátil

Essa receita é muito fácil e usa poucos ingredientes. Além disso, tem na versatilidade sua maior característica. É possível servir um bolinho de arroz para o almoço do dia a dia, um jantar para amigos e até mesmo para festas. Basta combiná-lo com outros pratos e você terá um menu completo e de baixo custo.

 

O bolinho pode acompanhar carnes e salada e combina com vários tipos de cardápio, substituindo o arroz comum. Além disso, muitas vezes você consegue servi-lo com diferentes molhos, principalmente na forma de entrada ou aperitivo. Se deseja um lanche da tarde delicioso para as crianças, o bolinho feito com arroz é capaz de ser a solução.

 

Receita de bolinho de arroz crocante

Ingredientes:

– 2 xícaras de arroz cozido

– 2 ovos

– 50 g queijo parmesão ralado

– Sal e cheiro verde a gosto

– Farinha de trigo para dar liga

– 1 colher de chá de fermento em pó

– Óleo para fritar

 

Modo de preparo:

Para preparar essa delícia, misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa firme. Depois, use uma colher média como medida e frite os bolinhos em óleo bem quente.

Tome cuidado para não colocar muitos bolinhos na panela, pois eles irão crescer um pouquinho devido ao fermento em pó. Agora, é só levar à mesa e saborear essa maravilha da cozinha brasileira.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!