Receitas

Veja receitas para uma ceia de ano novo sem lactose

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Final de ano. Época de férias, festas, confraternização familiar e mesas fartas de muita comida apetitosa. Para evitar a correria de última hora e as filas quilométricas no supermercado nas vésperas das festas, o ideal é pensar nos pratos da ceia desde já. Para quem tem restrições, é possível fazer uma ceia de ano novo sem lactose.

 

ceia de ano novo sem lactose

Sugestões de pratos leves para quem não quer se privar do sabor. Foto: iStock, Getty Images

 

Afinal, esta é uma recorrência que tem se tornado muito comum nos grupos familiares. Hoje, é possível preparar uma ceia de ano novo sem lactose completa e muito saborosa, desde a entrada até a sobremesa.

Receitas leves para ceia de ano novo sem lactose

 

Para ajudá-los nesta tarefa, selecionamos algumas receitas que podem ajudar a tornar a sua ceia de ano novo um sucesso. Para uma entrada leve e saborosa, é possível preparar uma boa salada de verdes, acrescentando vegetais coloridos como cenoura, tomates cereja e pimentões, dando preferência sempre para os alimentos orgânicos.

Adicione passas brancas e pretas, nozes ou castanhas picadas para dar um toque especial ao prato. Para servir, prepare um molho misturando meia xícara de azeite de oliva, duas colheres de sopa de shoyu, raspas de limão, tomilho fresco, sal à gosto e pimenta do reino moída na hora.

Outra opção de entrada para a ceia de ano novo sem lactose é uma Pasta de Tofu com azeitonas. Rápida de preparar, pode ser servida junto com a salada e pãezinhos ou torradinhas. Para os celíacos, compre pão sem glúten, corte-os e asse-os por alguns minutos ao forno.

É importante prestar atenção antes de comprar o tofu, pois algumas marcas podem conter caseinato, um derivado da caseína, proteína do leite.

O acompanhamento pode ser ou um Risoni com Shimeji, ideal para acompanhar carnes, ou berinjelas italianas, que podem ser preparadas com antecedência e levadas ao forno uns 30 minutos antes de serví-las. Ambos os pratos não possuem lactose e proteínas do leite.

 

Prato principal da ceia de ano novo sem lactose

 

Entre as sugestões para o prato principal da ceia de ano novo sem lactose está o Risoto de Camarão seco com figos, indicado para quem gosta da mistura de sabores doce e salgado.

Para preparar esta receita, use os legumes que você tiver em casa  e adicione algumas cabeças de camarão seco limpas ao caldo, cozinhando-o por uns 40 minutos. Depois, tempere com sal a gosto e coe o caldo. Prepare o arroz e finalize o prato com uma porção de figos frescos picados.

Uma boa pedida também para a noite de réveillon é a Torta de Bacalhau. Tradicional nas festas de final de ano, o prato é simples de ser feito. Primeiramente, coloque o bacalhau para cozinhar.

Quando estiver cozido, escorra a água e deixe esfriar. Desfie e retire todas as espinhas. Depois, em uma panela, coloque duas colheres de azeite de oliva, doure um dente de alho picado e acrescente as cebolas e o tomate.

Tempere com sal e molho de pimenta vermelha e folhas de manjericão fresco, não deixando cozinhar demais. Na seqüência, prepare um purê. Por fim, unte a forma e prepare as camadas da torta, que devem ser montadas com 50% de purê, 50% de molho, bacalhau, 50% de molho, ovos fatiados, azeitonas, 50% de purê, e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 20-25 minutos ou até a torta dourar.

 

O Salmão ao Molho de Espinafre também é uma boa opção para a ceia de ano novo sem lactose. Em uma forma retangular de vidro, coloque os filés de salmão e tempere-os com alecrim, pimenta-do-reino, sal e gengibre.

Depois, coloque por cima cebola, cenoura, pimentão e regue com azeite de oliva. Em fogo médio coloque o salmão, com papel manteiga por cima, no forno por 20 a 30 minutos.

Neste meio tempo, prepare o molho de espinafre, colocando as folhas de espinafre no liquidificador junto com metade de uma caixinha de leite de coco e uma pitada de sal. Bata até ficar com consistência de molho.

Ao fim, coloque um pedaço de filé no prato e regue com o molho de espinafre. Ao lado, deposite legumes e o sirva com batatas ao vapor.

 

Sobremesas sem lactose

 

Para sobremesa é possível preparar um pudim de chocolate sem lactose. Basta misturar o chocolate em pó, dissolvendo-o com um pouco de leite de soja e depois juntar o restante do leite de soja, o condensado de soja, a gema e a margarina, levando-o ao fogo baixo mexendo sempre até virar um creme de consistência firme.

Depois, espere esfriar para juntar com creme de soja e baunilha, batendo na batedeira até ficar um creme homogêneo. Por fim, leve a geladeira para servi-lo gelado.

Uma última opção é o preparo de um mousse de maracujá. Para isto, junte cinco colheres de sopa de água fria à gelatina e leve ao banho-maria para dissolver. Depois, bata no liquidificador o suco de maracujá, o creme de soja, a gelatina e metade do açúcar até ficar homogêneo.

Por fim, bata as claras em neve firme com o açúcar restante, até formar um merengue, misturando-o com o creme de maracujá. Feito isto, leve a geladeira.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!