Beleza > Maquiagem

Preparação da pele é etapa importante na maquiagem

Por Redação Fortíssima 10/06/2016

Quando o assunto é maquiagem, a ordem dos fatores altera o produto final. Quem garante é a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. A forma e a sequência através da qual os cosméticos são aplicados no rosto é garantia de um melhor ou pior acabamento. É por isso que a preparação da pele representa uma etapa importante.

Tudo começa na escolha do que usar. Para Mika, o ideal é consultar um dermatologista antes. O especialista poderá avaliar seu tipo de derme e indicar cosméticos que melhor se adaptam. As fórmulas manipuladas também são uma alternativa, pois oferecem personalização de acordo com as suas necessidades.

Passo a passo da preparação da pele

“Antes de utilizar os cremes e makes, é importante lavar o rosto com água morna e com um produto apropriado para a região, pois ele ajudará a preparar a pele para receber os cosméticos seguintes e absorver melhor os ativos”,  indica a farmacêutica. Nessa etapa, ela recomenda utilizar tônicos, adstringentes ou mousse de limpeza facial.

Depois, a regra é simples: os produtos mais leves, à base de água ou gel são os mais indicados para iniciar o processo. Na sequência aparecem os encorpados, a exemplo das loções. Por último, os cremes mais pesados. Entre uma camada e outra, a dica é esperar alguns segundos e dar tempo para que o cosmético anterior seque.

De maneira geral, Mika indica o seguinte passo a passo para preparar a pele antes da maquiagem:

  1. Limpeza

É a etapa que consiste em lavar e retirar a sujeira e outras impurezas do rosto. Ela ajuda a preparar a pele para absorver mais intensamente os ativos dos cosméticos.

  1. Hidratação

Aqui são aplicados todos os cremes hidratantes, tanto para todo o rosto quanto para áreas específicas, como ao redor dos olhos. Utilize os produtos que você já têm – os que estimulam a produção de ácido hialurônico natural costumam ser bastante indicados.

  1. Proteção

O protetor solar deve ser de, no mínimo, FPS 30. É bacana apostar em produtos que também contenham ativos antioxidantes. Não vale pular esta etapa, ok?

  1. Maquiagem

Por fim, hora da make. Ela também tem ordem definida: primeiro o primer, depois a base e o corretivo. Os outros itens não têm uma sequência ideal. Uma boa alternativa, conforme Mika, é usufruir da maquiagem mineral, que não possui conservantes.

Preparação da pele

Preparar bem a pele garante melhor acabamento e mais durabilidade na make. Foto: iStock, Getty Images

Importância do primer

Quando o assunto é assegurar uma boa durabilidade na maquiagem, o primer entra como cosmético protagonista. “Conhecido como pré-maquiagem, ele ajuda a preencher as rugas finas e prolonga a fixação dos produtos, independentemente do clima”, afirma Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora técnica da Pharmapele.

Hoje ele ocupa um papel fundamental para quem deseja ter uma pele bonita e a maquiagem perfeita. Há versões para diferentes tipos de pele, o que permite que seja usado por qualquer pessoa com um resultado aprimorado.

O primer, além de tudo, disfarça o acúmulo nas linhas de expressão. O resultado é uma pele visivelmente jovem, hidratada e saudável. Por isso, não deixe de incluir o produto na sua rotina de beleza diária.

E aí, gostou das dicas de preparação da pele? Você costuma fazer todas essas etapas? Deixe um comentário.