Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para assadura em bebê

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

Uma das situações que mais consternam as mamães é assadura em bebê. Por mais que você se preocupe com a higiene do seu filho, as assaduras podem sempre aparecer. Algumas alternativas caseiras podem, no entanto, ajudar a amenizar ou mesmo a se livrar desse incômodo.

Como eliminar a assadura em bebê

Uma das possíveis soluções é usar amido de milho nas trocas de fralda. Se as assaduras persistirem ou a pele ficar avermelhada, experimente misturar um pouco de óleo de girassol, até que forme uma pomadinha. Como se trata de uma mistura bem natural, não há contraindicações. Nunca use a pomada preparada no dia anterior, faça sempre uma novinha para tratar a assadura em bebê.

assadura-em-bebê

Alguns cuidados e medidas caseiras podem curar a assadura rapidamente. Foto: iStock, Getty Images

Dicas importantes para evitar assadura em bebê

Trocar fraldas

Não espere mais que duas horas para trocar a fralda de seu bebê, ainda que estejam secas, pois a troca vai evitar a proliferação de microrganismos que preferem o calor.

Respirar

Para que a cicatrização dos ferimentos provocados pela assadura em bebê seja mais rápida e eficiente, deixe a fralda aberta pelo maior tempo possível, de preferência até mesmo sem fralda.

Sem perfume

Não use lenços umedecidos, sejam eles perfumados ou não, e papel higiênico. Estes produtos estimulam a irritação da pele e o crescimento de bactérias.

Pano

Tente usar fraldas de pano, pelo menos enquanto a assadura em bebê for mais forte, elas permitirão que a pele “respire”.

Lavar
Lave, sempre, a região afetada pelas assaduras a cada troca de fraldas. Se não puder lavar a área atingida pela assadura, limpe com algodão embebido em água e sabonete neutro. Enxágue bem e aplique uma pomada.

Chás

Use chá de camomila, calêndula ou melissa na água do banho de imersão. De efeito calmante, os chás vão potencializar o efeito do banho com água morna. A pomada de calêndula, além de cicatrizante, age contra a dor.

Alho e orégano

No caso de infecções, você pode usar alho e orégano. Prepare um chá bem forte e enxágue a área da assadura.

Bicarbonato de sódio

O enxágue também pode ser feito com bicarbonato de sódio na água. Dilua uma colher das de chá para cada 3 litros de água.

Água do arroz

A água de arroz também é ótima para assaduras. Ponha uma xícara de arroz para cozinhar em meio litro de água. Deixe ferver e espere esfriar. Lave o local atingido com a água que passa a a conter amido, que também previne infecções, além de tratar as assaduras.

Óleo

Para retirar restos de pomadas dos genitais, você pode usar óleo de amêndoas ou girassol. Eles são antoxidantes, hidratam e ainda atuam na cicatrização.

Cuidado

Cuide para não colocar os dedos em contato direto com a pomada que for usar. É adequado que se use sempre um cotonete. Lave bem as mãos antes da aplicação.

Dieta

Inclua na dieta de seu filho alimentos ricos em vitamina A, que auxilia na cicatrização dos tecidos. Dê preferência aos alimentos “amarelos”, como abóbora, cenoura, manga.

Zinco

Também contra a assadura em bebê, os alimentos ricos em zinco protegem o organismo porque têm ação antioxidante e aumentam a imunidade. As principais fontes de zinco são: feijão, aveia, ervilhas, arroz integral, grão de bico, ervilhas.