Clínica Geral

Trombocitopenia: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

trombocitopeniaA trombocitopenia é uma doença relacionada ao sangue. O portador de trombocitopenia sofre com um distúrbio no produção de plaquetas e sua quantidade atinge níveis muito baixos. A doença pode ser muito perigosa uma vez que as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue e sem elas, qualquer sangramento fica difícil de ser estancado levando a pessoa à uma grande perda de sangue.

 

Causa e sintomas da Trombocitopenia

 

A trombocitopenia ocorre quando o paciente têm uma baixa no número de plaquetas no sangue. Isso pode ocorrer por três razões: um maior número de plaquetas se decompõem na corrente sanguínea; um maior número de plaquetas se decompões no baço ou fígado; a medula óssea não produz plaquetas suficientes.

Nesse último caso, a baixa de produção de plaquetas pode ser relacionada a uma anemia aplástica, à deficiência de folato, à mielodisplasia, ao câncer de medula óssea, à cirrose ou a uma deficiência de vitamina B12.

trombocitopenia

Há também a relação da trombocitopenia com outras condições de saúde que causam o aumento da decomposição das plaquetas no corpo. São elas: púrpura trombocitopênica imune (PTI); púrpura trombocitopênica trombótica; trombocitopenia não imune induzida por drogas; trombocitopenia imune induzida por drogas; coagulação intravascular disseminada (CID) e hiperesplenismo.

Os sintomas relacionados à trombocitopenia dependem do que causa a doença. Muitas vezes a trombocitopenia é silenciosa e não manifesta sintomas, sendo detectada apenas após um exame de sangue. Contudo, os sintomas mais comuns da doença são sangramento na boca e nas gengivas, hematomas, sangramento nasal e exantema (manchinhas avermelhadas em grade quantidade).

 

Exames e tratamento da Trombocitopenia

 

Em situações onde o paciente tem em seu quadro clínico probabilidade de desenvolver trombocitopenia, os médicos ficam mais atentos e tentam evitar essa situação. Contudo, quando não se imagina a presença da doença, principalmente quando ela não manifesta algum sintomas, a única maneira de descobri-la é através de exames de sangue. Os sintomas da doença não são muito claros no primeiro momento, então é comum que seu médico peça um exame de sangue caso haja manifestação de sintomas.

Para averiguar a gravidade da doença, o médico pode pedir também estudos de coagulação sanguínea (TTP e TP), aspiração ou biópsia da medula óssea e testes sobre os anticorpos associados às plaquetas.

O tratamento da trombocitopenia varia de acordo com o agente causador da doença. O médico pode fazer uso de medicamentos anticoagulantes e em casos especiais, pode ser necessário que o paciente receba uma transfusão de plaquetas para interromper ou prevenir sangramentos.

 

 

O Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar! 

 

Saiba mais:

Ácido úrico elevado : conheça os sintomas, causas e tratamento

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Angioma cavernoso: saiba quais os sintomas, causas e tratamento

Anemia Ferropriva: sintomas, causas e tratamento

Ceratoconjuntivite: sintomas, causas e tratamento

Leucemia aguda: sintomas, causas e tratamento

Conjuntivite: sintomas, causas e tratamento