Você já deve ter ouvido falar da dieta para desinchar, não é mesmo? Sabe para que ela serve? Devido às flutuações hormonais ou à dieta desequilibrada, as mulheres são frequentemente assombradas com barriga, pés e pernas inchados.
Isso pode alterar os números na balança, assim como ter outros efeitos negativos na saúde. Por isso, ter uma dieta para desinchar rápido é fundamental.
Dieta para desinchar: por que fazê-la?
Para entender a dieta, primeiro, é preciso compreender o que causa o inchaço. Os fluidos escoam dos tecidos do corpo a partir do sangue. O sistema linfático é uma rede de tubos que drena o fluido presente e esvazia-o de volta para a corrente sanguínea. A retenção de líquidos ocorre quando o fluido não é removido dos tecidos.
As duas grandes categorias de retenção de fluidos são quando ocorre o inchaço ao longo do corpo ou apenas partes são afetadas. A grande variedade de causas inclui a reação do corpo ao clima quente, uma alta ingestão de sal, e os hormônios associados ao ciclo menstrual.
Além disso, os problemas intestinais também pode interferir no organismo. Segundo uma pesquisa de 2012 da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 67% das entrevistadas sofriam com inchaços e sensação de peso extra.
No entanto, é recomendável que você consulte o seu médico. O inchaço frequente e duradouro pode ser sintoma de doenças graves, tais como cardíacas, renais ou hepáticas.
Como a dieta para desinchar ajuda
Caso seu problema não esteja associado a uma condição de saúde grave, a dieta para desinchar auxilia a acaba com o problema. Não existe fórmula mágica, apenas alguns ingredientes que ajudam a eliminar o excesso de fluidos no corpo.
Inclua na sua dieta alimentos frescos e saudáveis, que, além de reduzirem o risco de inchaço, fazem bem para a sua saúde. Veja quais são os principais alimentos da dieta para desinchar rápido:
1. Água
Pensa que diminuir a ingestão de água vai reduzir o inchaço? A desidratação, na verdade, vai reter ainda mais líquido pelo organismo. Beba um copo assim que você acorda, além de pelo menos oito copos durante todo o dia.
2. Melão
O melão e outras frutas ricas em potássio ajudam a reduzir a retenção de líquidos, já que equilibram os níveis de sódio no corpo.
3. Agrião
O agrião é um diurético natural, que também é rico em potássio. Outros alimentos que combatem o inchaço são aipo, tomate, cenoura, cebola e pimentão. Os flavonóides dos legumes (e frutas) aliviam a retenção de água.
4. Salmão
Rico em ômega-3, o salmão é um super alimento para coração, cérebro e articulações, e também para acabar com a retenção de líquidos. Outras fontes ricas em ômega-3 incluem atum e linhaça. Inclua salmão e outros peixes em sua dieta para desinchar pelo menos duas vezes por semana.
5. Grãos integrais e nozes
Fontes de vitamina B6, produtos integrais e nozes também são ótimos alimentos para você consumir quando está se sentido com inchaço.
6. Ervas
Algumas ervas também ajudam a reduzir a retenção de água. Sementes de aipo, óleo de prímula e raiz-leão são apenas algumas opções de combate ao inchaço. Fale com um fitoterapeuta sobre essas ervas e outras que são diuréticos naturais.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!