Dieta

Saiba como funciona a polêmica dieta da sonda

Por Redação Doutíssima 15/04/2015

A dieta da sonda é mais nova tendência em dieta extrema. Com a promessa de perda de peso rápida, vem ganhando popularidade em todo o mundo. Ela funciona através da utilização de um tubo de alimentação. Pode parecer loucura, mas muitas pessoas estão aderindo à nova moda, principalmente noivas que querem estar com o corpo perfeito no dia do casamento.

Também conhecida como KEN (sigla em inglês, que significa dieta congênita de nutrição enteral), a dieta da sonda funciona pela indução do organismo em estado de fome controlada, forçando-o a usar sua própria gordura para sobreviver. A dieta tem resultados muito rápidos. Em apenas 10 dias, 10% das gorduras corporais são perdidas sem causar fome.

Esta novidade veio da Itália e foi proposta por Gianfranco Cappelli, professor cirurgião geral do Hospital Universitário La Sapienza, em Roma. O italiano é um especialista em alimentação artificial bastante conhecido, e já tratou mais de 40 mil pacientes com a dieta KEN.

dieta da sonda

Dieta da sonda vem fazendo sucesso entre as mulheres, principalmente as noivas. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a dieta da sonda?

Ao invés de comida, durante dez dias consecutivos uma mistura de proteínas e nutrientes é inserida para dentro do estômago através de uma sonda. O tubo é preso ao rosto e entra no corpo através do nariz. Na outra extremidade do tubo existe uma bomba elétrica, que opera continuamente, bombeando 2 litros de fluído no estômago durante as 24 horas do dia.

Ao seguir a dieta da sonda, o “paciente” é capaz de viver sua vida em ritmo normal, mas deve ficar “conectado” ao seu tubo de plástico e usar a bolsa com o líquido em uma mochila. Durante a noite, o saco é deixado ao lado da cama.

Os que seguem a dieta têm a permissão de desconectar a sonda nasal por uma hora, todos os dias, para conseguir tomar banho. Além disso, é possível beber água, chá e café, mas sem adicionar açúcar ou leite.

De acordo com médico americano Oliver R. Di Pietro, que oferece este método em sua clínica, alguns efeitos secundários incluem mau hálito e constipação, bem como problemas renais em potencial. E, como em qualquer dieta com restrição de calorias, há riscos de dores de cabeça, fraqueza, desidratação e fadiga.

Dieta da sonda: sucesso entre as noivas

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Cornell com 272 noivas, em 2007, 70% delas  admitiram querer perder peso. Com isso, muitas delas estão aderindo à moda da dieta da sonda, segundo o jornal americano New York Times.

Para perder peso para o seu grande dia, as noivas americanas estão dispostas a pagar US$ 1.500 dólares pela orientação do médico Di Pietro, que monitora a paciente e fornece todos os equipamentos.

“Eu recebo um monte de noivas”, disse Di Pietro ao New York Times. Segundo o médico, quando ele trouxe o método europeu de perda de peso, pensou em pessoas que sofrem de obesidade e precisam perder alguns quilos. Mudou de ideia, porém, e abriu esta possibilidade para pessoas que querem ficar com o corpo perfeito, mesmo que não tivessem a necessidade de perder peso.

Para o Michael Aziz, médico do Hospital Lenox Hill, em Nova York  a dieta da sonda é muito perigosa, já que é capaz de perfurar o paciente internamente e causar infecções.

 

Ele disse que o tubo normalmente é colocado apenas em pacientes inconscientes, que não podem se alimentar. Por isso, o médico indica que as noivas planejem com antecedência e façam uma dieta tradicional, aliada a exercícios físicos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!