Dieta

Dieta da melancia: saiba o que ela pode fazer por você

Por Redação Doutíssima 17/04/2015

Você já ouvir falar da deita da melancia? Para quem está pensando em mudar sua dieta para perder peso, aumentar o consumo de melancia pode ser uma ótima opção.

 

A fruta é pobre em calorias e rica em água e fibras, que aumentam a saciedade e fazem com que o seu organismo funcione de forma correta. Além disso, através dessa fruta é possível obter outros benefícios para a saúde.

dieta da melancia

Melancia é indicada em dietas porque tem poucas calorias e é rica em água e fibras. Foto: iStock, Getty Images

Não existe uma dieta da melancia oficial, mas qualquer dieta que inclua uma boa quantidade da fruta será uma opção válida. O segredo é que ela substitui parte do seu alimento com água, contém pouquíssimas calorias, e lhe dá uma sensação de saciedade que poucos alimentos são capazes.

A melancia é uma das frutas mais nutritivas que existem. Não possui colesterol e, virtualmente, tampouco gordura. Além disso, ela irá fornecer a você boas quantidades de vitaminas A, C e B6, e como possui 92% de água, irá satisfazer suas necessidades diárias de ingestão do líquido.

 

Dieta da melancia contra o câncer?

Recentes pesquisas indicaram, ainda, outro benefício no consumo da melancia: ela possui maior concentração de licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal. O licopeno é um antioxidante que ajuda a prevenir a ocorrência de câncer.

Estudos mostram que pessoas que consomem bastante licopeno possuem menor risco de terem câncer de próstata ou útero, bem como tumores esofágicos. Além disso, a fruta está listada pela Associação Americana do Coração como um dos melhores alimentos para a saúde cardíaca.

 

A dieta da melancia é ideal para quem deseja perder peso, devido ao baixo conteúdo de calorias da fruta: um copo de melancia, por exemplo, contém menos de 50 calorias. Ninguém desconhece a importância do exercício para quem quer perder peso, mas é preciso lembrar que emagrecer é decorrência de uma operação matemática: queimar mais calorias do que o total que você consome.

Como a melancia é bastante doce, talvez ela seja a fruta ideal para substituir alimentos que contenham muitas calorias, tais como bolachas, doces e sorvetes.

Água na melancia

Watermelon significa melancia em inglês – e water, como a maioria sabe, significa água. A designação não é em vão, já que a melancia possui grande quantidade de água, mais que qualquer outra fruta que você pense em ingerir.

Essa é outra razão pela qual a dieta da melancia é uma excelente aliada na perda de peso. Alimentos ricos em água contribuem para diminuir seu apetite e fazem você se sentir saciada por muito mais tempo. E conforme um levantamento feito pela Universidade Estadual de Penn, a água consumida através de alimentos sólidos fica em seu estômago mais tempo do que a água que você bebe como um refresco.

Outros benefícios da dieta da melancia

Um levantamento da Universidade A&M do Texas, Estados Unidos, demonstra ainda que a dieta da melancia, ou seja, quando a fruta é incluída diariamente no cardápio, é capaz de ter um efeito semelhante ao viagra nos homens. A melancia contém citrulina, um aminoácido capaz de dilatar as veias da mesma forma que remédios que tratam disfunções eréteis.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!