Dieta

Conheça as ervas usadas para perder peso

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Parece receitinha da vovó, mas o poder das ervas para perder peso é amplamente reconhecido. Com efeitos diuréticos, desintoxicantes digestivos, calmantes e termogênicos, eles são grandes aliados quando o assunto é deixar a silhueta mais enxuta.

 

A combinação de alguns chás ainda podem ser potentes emagrecedores. O uso das ervas na medicina alternativa é muito antigo, acredita-se que foram os primeiros “remédios” utilizados pela humanidade.

Muitas plantas podem ser ótimas aliadas na luta contra a balança. Foto: iStock, Getty Images

Muitas plantas podem ser ótimas aliadas na luta contra a balança. Foto: iStock, Getty Images

 

Ervas para perder peso também regulam organismo

 

As ervas para perder peso liberam suas substâncias quando entram em contato com a água quente. Além de oferecer benefícios específicos quando o assunto é reduzir medidas, os chás têm propriedades que ajudam a regular e equilibrar o funcionamento do organismo.

 

Além disto, algumas ervas promovem e ampliam a sensação de saciedade. Isto ocorre porque possuem fibras solúveis, que após serem ingeridas e em contato com a água, formam uma espécie de gel no estômago. Com a sensação de barriga cheia, a fome demora mais a aparecer.

 

Os chás também ajudar a drenar o excesso de líquidos do corpo, por isso as ervas para perder peso sempre devem estar dando suporte à dieta. Essa drenagem reduz a sensação de inchaço, comum após a ingestão de determinados alimentos, e acabam diminuindo o peso corporal.

 

Contudo, vale lembrar que não adianta tomar litros e litros de chá e seguir comendo em excesso. As ervas para perder peso podem e auxiliam no emagrecimento, mas é necessário também dosar na comida.

 

Aposte no chazinho 15 minutos antes das refeições, para diminuir a fome. Ele também pode ser consumido após se alimentar, para auxiliar na digestão. Outra boa dica é tomar os chás no horário dos lanches intermediários – entre uma refeição e outra.

 

Escolha as suas ervas para perder peso

 

Confira algumas das ervas que reduzem medidas e monte seu programa. Desfrute dos benefícios das plantas e tenha mais qualidade de vida!

 

1. Chás digestivos

 

Estas ervas são ótimas para acabar com aquela sensação de estômago pesado. Elas ajudam a regular as atividades do fígado e a quebrarem a gordura em partes menores, que acaba sendo eliminada mais facilmente pela urina. Dicas: Cáscara sagrada, chapéu de couro, zedoária, hibisco, psilium e fucus.

 

2. Chás desintoxicantes

 

Estão entre as ervas para perder peso pois ajudam o organismo a eliminar as toxinas que fazem mal à saúde e prejudicam o emagrecimento. Estas toxinas são eliminadas pelas fezes, suor e urina. Tipos: Alfafa, Chá de Bugre, Espinheira Santa, Salsaparrilha, Bardana e Chá-Verde.

 

Este último ainda é muito reconhecido pelo seu poder estimulante e termogênico, aumentando a temperatura corporal e auxiliando na queima de calorias. Não deve ser consumido a noite, pelo seu poder estimulante, contendo cafeína.

 

3. Emagrecedores

 

Aceleram o metabolismo, facilitando a perda de peso e possuem efeito levemente laxante. São eles: Alfafa, Cavalinha, Cana do Brejo, Carqueja, Capim-limão, Graviola e Chá verde.

 

4. Ervas diuréticas

 

Estes chás são ótimos para o combate à retenção de líquidos. Eles geralmente atuam junto aos rins e na glândula supra-renal. Com isto, conseguem inibir a produção de um hormônio que impede a perda de peso, a cortisona. Boas opções, são: cavalinha, dente de leão, abacateiro, quebra-pedra, cabelo de milho e sabugueiro.

 

5. Chás calmantes

 

Ajudam o corpo a relaxar e diminuem a ansiedade, por isso auxiliam na eprda de peso de quem come mais quando está ansioso. Alguns chás: Melissa, Alecrim, Capim-Limão, Hortelã, Camomila, Erva Doce, Jasmim e Mulungu.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!